Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

RioTietê, mais um ano que não temos nada para comemorar.



Temos o que comemorar algo de bom, nesse dia 22 de setembro, Dia do Rio Tietê?


Ele continua sendo contaminado e desrespeitado pelo poder público, poder privado e sociedade. É visto como um "estorvo" da nossa cidade, por muitos. Por mais que o relatório da SOSMA mostre que o trecho morto do Rio diminuiu, ainda ele vive sem condições ideais, e a
gora sofre com a estiagem. 

Cachoeira desaparece e surpreende turistas. Estiagem transforma trecho do Tietê em riacho praticamente de esgoto. Via blogdovalterdesiderio.blogspot.com

Ele é muito maior, do que enxergamos dentro da nossa cidade... conheça seu  trajeto, e veja que ele é vivo em algumas locais!

                       


 Pensar Eco separou algumas matérias atuais sobre o Rio Tietê, de várias fontes, para proporcionar aos leitores mais informações sobre esse assunto tão importante para todos que moram nessa cidade.

SBT Brasil inicia especial sobre a crise da água em São Paulo

                                  


Você encararia? Ônibus anfíbio navega pelo rio Tietê, em São Paulo- UOL

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2014/09/17/transporte-fluvial-urbano-em-sao-paulo-e-viavel-diz-especialista.htm#fotoNav=18

Ônibus anfíbio, que consegue transitar no chão e na água, chega as margens do rio Tietê, em São Paulo. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população e a opinião pública sobre os benefícios de recuperar os rios urbanos. A ideia é fomentar a discussão sobre a preservação dos rios e estimular o comprometimento da sociedade, expondo as oportunidades que os rios limpos trariam para a capital, principalmente em relação à mobilidade urbana e ao lazer .(Junior Lago/UOL)


http://www.sosma.org.br/90297/relatorio-aponta-reducao-de-707-trecho-de-rio-morto-tiete/

Qualidade da água no Tietê, segundo o Relatório do SOSMA

Na Região Metropolitana de São Paulo, investimentos em saneamento básico possibilitaram que 18 pontos de coleta distribuídos em córregos e pequenos rios da Capital deixassem uma condição péssima – de rios completamente mortos – e passarem para índices ruins, regulares e bons.

Em toda a bacia, a ampliação da rede de coleta e do volume de esgoto tratados têm resultado na melhoria da qualidade da água – no total, os pontos de coleta com índices de qualidade péssima caíram de 7 para 3. Já o aumento de 3 para 10 pontos com qualidade de água boa reforçam a importância do envolvimento das comunidades locais com as ações de conservação dos rios e nascentes e com a existência de áreas protegidas ou áreas verdes.

Após 23 anos de luta da sociedade, deflagrada em 1991 com o início da campanha para despoluição do rio, o Projeto Tietê tem como nova meta a universalização do saneamento em São Paulo entre os anos de 2018 e 2020, com a recuperação dos rios.


Leia a matéria na íntegra: http://www.sosma.org.br/90297/relatorio-aponta-reducao-de-707-trecho-de-rio-morto-tiete/#sthash.fnZKo8CI.dpuf









Conheça o Rio Tietê de um jeito bem diferente- GloboTV

No dia do principal rio de São Paulo, o Jornal Hoje mostra o Tietê do alto, da nascente até a foz. A Serra do Mar onde ele nasce é conhecida pelas chuvas abundantes. Praias e bancos de areia revelam o quanto o ele baixou.

Fonte: SBT, SOSMA, UOL, GLOBO TV

#SalveoTietê

Vamos ter esperança que daqui um ano possamos comemorar essa data!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...