Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

ABEAÇO visa reciclar embalagens de aço pós-consumo

Logo-ABEACO-CMYKreduzida

A Associação Prolata Reciclagem, instituição sem fins lucrativos, visa reciclar embalagens de aço pós-consumo e conscientizar a população sobre a importância da reciclagem.

Os centros de reciclagem são autossuficientes, ou seja, as fontes de recursos para a manutenção serão obtidas com a venda dos materiais reciclados e atividades desenvolvidas junto à população. Todos os centros se comprometerão a comprar, pelo melhor preço praticado no mercado, as embalagens de aço pós-consumo e a garantir a reciclagem do material coletado por meio de usinas siderúrgicas. O primeiro centro foi inaugurado na capital paulista, em 2013. Mais cinco serão inaugurados nas cidades que foram sedes da Copa do Mundo.

O centro Prolata de São Paulo foi o primeiro do Brasil a trabalhar formalmente dentro das normas da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ideia da Prolata Reciclagem é conscientizar a população sobre reciclagem de embalagens de aço pós-consumo, estimular a coleta e descarte seletivo. 

As unidades serão equipadas com balanças eletrônicas e prensas hidráulicas de alta capacidade. Os consumidores ou cooperativas de catadores, hotéis, restaurantes, lojas, condomínios e clubes, ou qualquer outro interessado em levar latas de aço pós-consumo até o Prolata serão remunerados pelo material vendido. O Prolata funciona como facilitador ao sistema de logística reversa convencional. Os consumidores podem levar as embalagens de aço pós-consumo direto para os centros ou para cooperativas e sucateiros parceiros do programa. Já o lojista precisa aderir ao programa, via Associação, para participar.   

Remuneração da sucata

Toda a sucata entregue na Prolata Reciclagem será remunerada. As pessoas físicas que levarem latas de aço pós-consumo ao centro serão cadastradas com o número do CPF e, por meio de software específico, irão acumulando pontos de acordo com a quantidade (Kg) descartada.  Os pontos somados poderão ser trocados por quantia em dinheiro, que poderá ser utilizada para uso próprio ou doada. A pessoa física pode ainda trocar os pontos somados por cursos profissionalizantes que serão ministrados nos centros modelo da Prolata. Por meio do sistema de cadastro será possível consultar a quantidade de pontos e o valor acumulado. Já as cooperativas e catadores deverão se credenciar na Prolata para receber o pagamento de acordo com período estabelecido. O Ministério do Meio Ambiente poderá acompanhar todo o processo via plataforma online.

Apoio às cooperativas

As cooperativas credenciadas ao Prolata em todo o território nacional receberão treinamento sobre todas as etapas da reciclagem das latas de aço, , dicas de como manejar e processar o material e oportunidade de destinação direta para as siderúrgicas. O Prolata vai prestar todo o apoio necessário para que as exigências da Política Nacional dos Resíduos Sólido (PNRS) em relação às latas de aço sejam atendidas.


Para mais informações acesse: www.prolata.com.br/


Sobre a ABEAÇO

A Associação Brasileira de Embalagem de Aço foi criada, em maio de 2003, com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. A entidade, sem fins lucrativos, investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social e  aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço.
Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo.

Saiba mais sobre a ABEAÇO acessando o site www.abeaco.org.br
Acompanhe as novidades sobre as latas de aço:
Instagram #amolatadeaço

Fonte: Press à Porter Gestão de Imagem


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...