Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

"Tentando salva a Terra"- Gontijo (Homenagem póstuma)




A Terra é um microrganismo vivo, á deriva no espaço, apesar de orbitar em volta do Sol. E como todo ser vivo, possui seu próprio sistema de auto- defesa, que pode sofrer alterações, devido a ações molestadoras provocadas pelo homem. Quantos aos males oriundos de uma insensatez humana, fica esse grito de socorro gigantesco emitido pela natureza, em todas as suas instâncias. E esse pequeno e escasso auxílio, no sentido de tirar de circulação esse excesso de lixo sólido, especialmente de produtos derivados de petróleo faz com que o Planeta agradeça.. mas é muito pouco!

A humanidade tem muito que aprender  hoje de forma obrigatória , pois a lei visceral que rege todo esse Universo e imutável e inviolável. Quanto mais molestamos o Ecossistema, e quanto mais tempo o Planeta demorar para ativar sua reação, maior será o troco que receberemos.

Ao falarmos de sustentabilidade ambiental estamos focando um tema tão complexo e desalentador, quanto possíveis guerras nucleares, ou choques de asteroides, pois suas consequências funestas serão idênticas. Nesse aspecto, o homem deve aceitar e reconhecer que depende exclusivamente dele tomar medidas imediatas na busca de soluções. Muitas e muitas vezes ,essas soluções estão ao nosso alcance com toda simplicidade. Pena que o simples, nunca seja o caminho escolhido para solucionar esses gravíssimos problemas.
Educar o consumidor.. educar o produtor... educar e conscientizar a mídia mercadológica, mostrar sistematicamente o desatino desse febre de consumo de produtos supérfluo. 

Exigir dos governantes um controle rigoroso para coibir essa poluição geral, pois o Planeta não é nosso! É um paraíso que nos foi franqueado para vivermos, aprendermos e crescermos para algo maior, onde o Homem não tem o direito, e nem pode transformá-lo num Inferno.

Gontijo *- 05 de janeiro de 2014




Sobre Gontijo:

Tive o prazer de conhecê-lo ano passado, pois era um dos cooperados da Cooperativa de Reciclagem Vitoria do Belém- Zona Leste- SP, Sempre que o encontrava parava para conversar com ele, pois ele era muito inteligente e sabia de tudo um pouco (História, Meio Ambiente, Religião).  Ele adorava ler! 

Sua vida daria uma história triste, mas cheia de superações. Ele ao ser abandonado pela família foi parar nas ruas de São Paulo, por onde morou mais de 10 anos, com muito sofrimento. Nos últimos anos conseguiu vaga para morar num albergue público, e teve a oportunidade de fazer parte da equipe inicial da Cooperativa já mencionada anteriormente.

Numa entrevista que fiz com o Cooperados para o Projeto, me disse  que estava numa fase muito boa, e tinha sonho de terminar o 3º ano do Ensino Médio e fazer faculdade.

Como ele sabia que eu era da área ambiental me disse que escreveria um texto para mim, e no começo deste ano, ele me entregou em uma folha de caderno esse lindo texto ambiental, na qual prometi que publicaria.Infelizmente guardei essa folha com a intenção de redigi-lo no blog, mas a correria, o fim do projeto me fizeram deixa-lo de lado.Me culpo muito!
Esta semana soube que Gontijo faleceu há uns 40 dias.. foi atropelado por um ônibus a sair da Cooperativa, então, procurei nas minhas coisas e achei a folha de papel

E como homenagem a esse homem tão simpático e inteligente, que me cativou naquele lugar... redigi quase sem modificação (só mudei vírgulas) esse texto de alerta.

Gontijo, meu amigo, espero que vc me perdoe o atraso, mas espero que onde vc estiver, receba os aplausos de todos, que assim como eu,  concordam e  o parabenizam pelo texto.

Olhe por nós, Gontijo !! Precisamos de iluminação!



"Que o ser humano olhe para dentro de si e compreenda que somos todos iguais, que o Criador nos ama igualmente. Que cuidemos do planeta.” Gontijo ( Um sonho que ele respondeu para o questionário do Projeto)


Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...