Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 25 de novembro de 2014

Calculadora de Carbono é desenvolvida em escola de SP

Escola em SP desenvolve calculadora de carbono para crianças e adolescentes

Com base nos hábitos e na rotina das crianças e adolescentes, como ida e volta ao colégio, uso de videogames, o tempo no banho e o consumo de fast food, uma calculadora de carbono fornece a quantidade de dióxido de carbono produzida em um ano e o número de árvores que devem ser plantadas durante o período para amenizar os prejuízos causados ao meio ambiente.

Professores de matemática e física do Colégio Termomecanica, com a colaboração de um aluno da Faculdade de Tecnologia Termomecanica e os setores de Comunicação e Tecnologia da Informação da Fundação Salvador Arena são os responsáveis pelo desenvolvimento da ferramenta.

O dióxido de carbono (CO2) é um dos gases que causam o efeito estufa. Ele é liberado na atmosfera quando combustíveis fósseis – a principal fonte de energia do mundo – são queimados. 

A calculadora de carbono faz parte do projeto CEFSA Solidário, realizado anualmente por meio de trabalho voluntário dos alunos do Centro Educacional da Fundação em parceria com a comunidade local para debater temas pertinentes à sociedade. Ao longo do ano, o projeto promove debates sobre solidariedade, sustentabilidade e inclusão social.


“Nossa missão é a transformação social e, para isso, buscamos formar cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade que está inserido. Incentivar o consumo consciente da água, energia e ensinar conceitos de preservação do meio ambiente, refletindo com os alunos os prejuízos futuros caso isso não ocorra, são funções básicas da escola. Mas a participação dos familiares também é muito importante, por isso também promovemos atividades em parceria com a comunidade e incentivamos as discussões em casa, com a família”, explica Cristina Favaron Tugas, diretora pedagógica do Colégio Termomecanica, localizado em São Bernardo do Campo, São Paulo.

A calculadora de carbono está disponível neste site e pode ser utilizada por todos os interessados no assunto. O projeto segue com atividades até 2015 e será finalizado com eventos em locais públicos de São Bernardo do Campo, onde haverá distribuição de mudas de árvores nativas. 



Que sirva de modelo para outros colégios! Muito bom!
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...