Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

A diversidade e a beleza da Mata Atlântica são destaques na websérie “Na Mata”




Gravada no litoral do Paraná, atração apresenta a Reserva Natural Salto Morato como espaço para a prática de trilhas e contato direto com a natureza.

A Mata Atlântica é um dos biomas mais diversos do mundo e figura entre os 34 hotspots* de conservação do planeta. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, mais de 20.000 espécies vegetais podem ser encontradas em seus 1.300.000 km² de extensão em 17 estados do território brasileiro. E apesar de ser uma região ameaçada pelo crescimento urbano, existem áreas preservadas que exercem função importante na conservação da fauna e flora, além de prestarem serviços ambientais fundamentais para a qualidade de vida, como o fornecimento de água. 


O maior trecho contínuo de Mata Atlântica do Brasil está localizado entre o Litoral Sul de São Paulo e o Litoral do Paraná, onde está localizada a Reserva Natural Salto Morato, no município de Guaraqueçaba (PR). Foi nesse pedaço de paraíso que foi gravada “Na Mata”, websérie produzida pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que promete aproximar os apaixonados pela natureza desse lugar tão singular na companhia do biólogo Reuber Brandrão. Dividida em 6 vídeos, a atração apresenta as belezas, encantos e características dos 2.253 hectares conservados na unidade de conservação. 

Mantida pela própria Fundação Grupo Boticário – que, ciente da importância da proteção desse espaço, adquiriu a área em 1994 e criou uma Reserva Particular do Patrimônio Natural. No local, já foram registradas a ocorrência de 646 espécies vegetais vasculares, 98 espécies de mamíferos, 325 espécies de aves 36 espécies de répteis, 60 espécies de anfíbios e 57 espécies de peixes. Tamanha biodiversidade é um atrativo para pesquisadores, que vem de todo o Brasil para realizarem estudos na Reserva. 

Além do espaço para pesquisadores, a Reserva Natural Salto Morato conta com infraestrutura para receber visitantes apaixonados por natureza, com camping, centro de visitantes e trilhas interpretativas, que levam para duas de suas maiores atrações: a imponente e centenária Figueira e a cachoeira do Salto Morato, com mais de 100 metros de altura. 

Os vídeos estão disponíveis no canal da Fundação Grupo Boticário no Youtube e no Facebook. Para mais informações, acesse o site: fundacaogrupoboticario.org.br

 Assista agora o Episódio 1, e depois continue a assistir os demais episódios!


Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.417 projetos de 481 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na
internet:


Fonte: Pólvora 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...