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segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

O poder das mídias sociais no Meio Ambiente


A rede social sempre foi uma das maiores ferramentas de comunicação entre as pessoas, mas agora elas assumem um papel de intermediadores para as empresas, que estão investindo cada vez mais no universo digital. Através das redes sociais as empresas conseguem divulgar suas ações internas e externas e tornarem uma marca mais forte por meio da viralização instantânea que o mundo virtual oferece.

Empresas de todos os segmentos estão investindo em estratégias nas redes sociais e uma pergunta que não me sai da cabeça é: Por que não usar as redes sociais para ajudar o Meio Ambiente?

Empresas interessadas em propagar seu posicionamento em sustentabilidade podem aderir às redes sociais e atingir um grande número de pessoas que aceitem a causa e se engajem na luta pelo Meio Ambiente. Esse cenário já vem acontecendo. Cada vez mais as empresas estão integrando as mídias sociais na comunicação corporativa e um dos intuitos é fortalecer o relacionamento e aumentar o engajamento dos stakeholders nos distintos canais online. Além disso, há intenção de divulgar ações de sustentabilidade para reforçar o posicionamento em sustentabilidade da empresa. O público online tem muito interesse em saber sobre as práticas de sustentabilidade que são dignas de aplauso. As empresas inteligentes já perceberam que as mídias sócias possibilitam a percepção mais clara de sua importância para a sociedade na medida em que transformam discursos sustentáveis em ações concretas.

Outro poder que as redes sócias possuem é com o e-consumidor, pois o consumidor confia na opinião de outros usuários e no que eles comentam, postam e recomendam. A marca fica mais exposta e, por conseguinte, deve agir de forma transparente. Além disso, o consumidor da era digital é adepto a novas formas de comunicação, portanto, são mais receptivos com a presença das empresas nas redes sociais. A National Geographic Society também fez um estudo que analisa o comportamento dos consumidores em 17 países. O resultado foi que o consumidor brasileiro é o terceiro mais consciente, perdendo apenas para os indianos e chineses. O perfil do consumidor socialmente consciente é mais jovem e verde: 63% mais novos que 40 anos e 66% pensam que empresas devem apoiar o meio ambiente.

Empresas de vários portes estão modificando a forma que elaboram o Relatório Anual de Sustentabilidade, possibilitando até o compartilhamento do mesmo nas redes sociais. A aposta é comunicar a ação de sustentabilidade de forma inovadora para o público online.
Recentemente uma empresa chamada Wonderlland fez uma ação nas redes sociais, mais especificamente no Instagram, para promover likes em prol de plantio de árvores. Essa campanha gerou alto engajamento, com um aumento de 500% de likes na foto promocional publicada, o que mostra o real engajamento das pessoas com das marcas, empresas com consumidor e aceitação de uma ação bem sucedida.

O Índice de Sustentabilidade para Mídias Sociais mostra que o Facebook é a mídia social preferida para Sustentabilidade Corporativa, com 87% da preferência. Em seguida, o Twitter com 86%. 
                                                                                      *Eduardo Macedo
*Eduardo Macedo é CEO da Site Sustentável


 Fonte: Conect News

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Érica Sena
Pensar Eco

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