Os artigos devem seguir cinco eixos temáticos; Pela primeira vez foi contemplada a área de ‘Estratégias de Mobilização da Sociedade’.
Os interessados em enviar trabalhos técnicos para o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (VIII CBUC), um dos mais importantes eventos sobre o tema no Brasil, devem ser apressar. Os artigos podem ser enviados até 15 de abril de 2015. É necessário preencher um formulário online disponível na área de Trabalhos Técnicos do site www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc. O evento é organizado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza e será realizado de 21 a 25 de setembro deste ano, em Curitiba (PR).
Para esse ano, foi contemplada uma nova categoria de trabalhos técnicos sobre Estratégias de Mobilização da Sociedade. A ideia é ampliar a discussão sobre ações inspiradoras, transversais e transformadoras em prol da conservação da biodiversidade. Além da disseminação dessas informações, são desejáveis trabalhos que apresentem ferramentas, procedimentos e modelos inovadores para gestão das Unidades de Conservação, preferencialmente com alguns resultados.
Confira os cinco eixos temáticos nos quais os trabalhos devem ser enquadrados:
1. Planejamento, Gestão e Manejo – experiências de gestão e manejo de Unidades de Conservação, em especial aquelas que possuam caráter inovador possível de replicação a outras áreas protegidas.
2. Estratégias de Mobilização da Sociedade – resultados e impactos de ações ou iniciativas cujo alvo principal tenha sido mobilizar, transformar e inspirar pessoas sobre a importância das Unidades de Conservação, por meio de ações estruturadas, campanhas e outras metodologias.
3. Políticas Públicas e Marco legal – processos de criação ou ampliação de Unidades de Conservação ou que tenham influenciado na elaboração de instrumentos legais (zoneamento, planos de manejo ou ações emergenciais para proteção de espécies e ecossistemas).
4. Serviços ambientais – metodologias, resultados dos benefícios ambientais, sociais e econômicos gerados com a criação e manutenção das Unidades de Conservação.
5. Biologia da Conservação – aspectos técnico-científicos que auxiliaram ou possam subsidiar tomadas de decisão s para a conservação e o manejo de espécies e hábitats.
Após o término do período de recebimento, as propostas submetidas serão selecionadas por consultores voluntários da Fundação Grupo Boticário, organizadora do VIII CBUC. O resultado dos trabalhos aprovados deverá ser divulgado na primeira quinzena de julho de 2015.
Em caso de dúvidas ou necessidade de informações adicionais sobre o congresso, entre em contato com a comissão organizadora do evento pelo e-mail congressouc@fundacaogrupoboticario.org.br.
Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.417 projetos de 481 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país. Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br, www.twitter.com/fund_boticario e www.facebook.com/fundacaogrupoboticario.
Sobre o Grupo Boticário: constituído em 2010, o Grupo Boticário é uma referência internacional no varejo de beleza. Controla quatro unidades de negócio: O Boticário; Eudora; quem disse, berenice?; e The Beauty Box, e é mantenedor da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza. Está presente em sete países e conta com uma força de trabalho composta por sete mil colaboradores diretos que acreditam que beleza não é o que a gente sonha, imagina ou quer. Beleza é o que a gente faz.
Fonte: NQM Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco