Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 5 de maio de 2015

Fundação Grupo Boticário divulga Relatório de Atividades 2014


Novas espécies descobertas para a ciência, lançamento de plataforma colaborativa sobre parques nacionais e a publicação de um estudo sobre como os ecossistemas bem conservados contribuem para adaptação às mudanças climáticas estão entre os destaques

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, organização não governamental que completa 25 anos em 2015, divulgou seu Relatório de Atividades 2014, que está disponível para consulta neste link

O documento detalha os principais avanços e realizações da instituição no último ano, com destaque para as oito novas espécies que foram descobertas por meio de projetos apoiados, incluindo o Ituglanis boticario, um peixe que vive em cavernas e que foi batizado em homenagem à instituição.

Outro destaque do ano foi a participação em importantes eventos internacionais. A instituição participou, em outubro, da 12ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica. Em novembro, foi a vez de apresentar sua experiência na gestão de suas Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) no Congresso Mundial de Parques, realizado na Austrália. Já em dezembro, levou eventos paralelos para a 20ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças do Clima, a COP do Clima, realizada no Peru.

Em 2014, a Fundação Grupo Boticário também conseguiu resultados efetivos para conservação da Floresta com Araucárias, ecossistema quase extinto do Sul do país, por meio do Araucária+. Essa iniciativa alia a conservação dessa floresta à produção e extração de seus dois principais produtos naturais: o pinhão (semente da araucária) e a erva-mate. Para que isso seja realizado com menor impacto ambiental, foi criado um padrão sustentável, que os produtores precisam seguir para participarem da iniciativa e que garante impacto reduzido no ecossistema. Só em 2014, mais de 80 hectares de mata nativa foram preservados no primeiro ano de atividade do Araucária+ e também foi realizada a primeira colheita de erva-mate seguindo esse padrão sustentável.

O ano também contou com uma importante inovação tecnológica, que trouxe para a conservação o universo das plataformas colaborativas como a Wikipedia.  Com o lançamento em janeiro do Wikiparques, a Fundação Grupo Boticário, em parceria com a Associação O Eco, passou a oferecer informações gratuitas sobre as unidades de conservação do Brasil, além de permitir a troca de experiências em fóruns de discussão.

Na área de mudanças climáticas, foi elaborado - e apresentado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA) - o estudo ‘Adaptação Baseada em Ecossistemas (AbE): oportunidades para políticas públicas em mudanças climáticas’. Esse estudo contempla recomendações práticas direcionadas a tomadores de decisão, considerando aspectos ambientais e econômicos, para inserção das estratégias de AbE no Plano Nacional de Adaptação às Mudanças Climáticas, que está em fase de produção. A adaptação com base em ecossistemas inclui estratégias que aproveitam os serviços ambientais prestados pelos ecossistemas conservados e em equilíbrio para auxiliar pessoas e comunidades a se adaptarem aos efeitos negativos das mudanças climáticas, como secas e enchentes.

Essas e outras conquistas mostram que 2014 foi repleto de resultados positivos, agregando ainda mais valor à trajetória da Fundação Grupo Boticário. Em 2015, quando completamos 25 anos de história, manteremos nosso compromisso perene e inabalável de contribuir para a conservação da natureza brasileira, além de investir cada vez mais em sólidas parcerias e estratégias inovadoras  para esse fim”, afirma a diretora executiva da instituição, Malu Nunes.

Em setembro de 2015, a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza completa 25 anos de atividade. As comemorações foram inauguradas com o lançamento da Conexão Estação Natureza, uma exposição interativa que tem por objetivo sensibilizar o público para a conservação, restabelecendo a sua conexão com a natureza. A exposição é gratuita e está passando por dez capitais brasileiras. Em setembro, a organização realiza o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, um dos maiores eventos sobre o tema na América Latina e que contará com palestrantes como a ambientalista Marina Silva, o cineasta Fernando Meirelles e o biólogo alemão George Schaller.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.436 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. 
Na internet


Fonte: Nqm Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...