Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fundação Grupo Boticário recebe Prêmio LIF 2015

Emerson Oliveira (à esquerda), coordenador de Ciência e Informação da Fundação Grupo Boticário, foi o representante da instituição na cerimônia de premiação

O Programa de Apoio a Ações de Conservação da instituição possui 24 anos e foi reconhecido pela Câmara de Comércio França-Brasil.

A Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, que completa 25 anos em setembro, conquistou o segundo lugar do Prêmio LIF 2015, promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil. 

O case do Programa de Apoio a Ações de Conservação da instituição, por meio do qual já foram financiados mais de 1.400 projetos em todo o Brasil, foi escolhido na categoria ‘Preservação e Proteção dos Recursos Naturais’. A solenidade de premiação aconteceu nesta terça-feira (12), durante o VII Fórum de Sustentabilidade, em São Paulo (SP).

A instituição já possui mais de 60 reconhecimentos públicos, entre homenagens e prêmios nacionais e internacionais. Esta é a terceira vez que a Fundação Grupo Boticário conquista o Prêmio LIF.

Esse reconhecimento público é muito importante, pois ressalta o bom trabalho que tem sido realizado pela instituição e comprova nosso pioneirismo como uma das principais organizações sem fins lucrativos que financiam projetos de conservação no Brasil”, afirma Malu Nunes, diretora executiva da Fundação Grupo Boticário.

O Programa de Apoio a Ações de Conservação, criado em 1991, foi a primeira iniciativa da organização não-governamental e tem apresentado resultados positivos para a conservação da biodiversidade brasileira. Até hoje, já foram financiados 1.436 projetos por 482 diferentes instituições de todas as regiões e bioma do Brasil. Nesse período, 91 novas espécies foram descritas, sendo que 238 espécies ameaçadas de extinção foram estudadas, bem como 456 unidades de conservação beneficiadas.

O Programa de Apoio a Ações de Conservação possui três editais. O Edital Biodiversidade do Paraná é realizado em parceria com a Fundação Araucária, e apoia iniciativas  que visem a conservar a Floresta com Araucárias e fitofisionomias associadas, além da região do Lagamar, que compreende o litoral sul de São Paulo e norte do Paraná. Outro edital que também é focado no Lagamar é desenvolvido junto a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), para apoio a projetos sobre mudanças climáticas na região. Já o tradicional Edital de Apoio a Projetos possui duas chamadas anuais, sendo uma no primeiro semestre que abrange iniciativas em todos os estados brasileiros, e outra no segundo semestre que é direcionado a alguma região e/ou ecossistema que seja prioritário para a conservação.

O Prêmio
O Prêmio LIF - cujo nome faz uma homenagem aos ideais da Revolução Francesa - Liberdade, Igualdade e Fraternidade - foi concebido em 2002, pela Câmara de Comércio França-Brasil. O objetivo da premiação é estimular, por meio do destaque e visibilidade dados aos projetos premiados, a criação e multiplicação de iniciativas que promovam transformação em prol de melhores condições para as pessoas e a sociedade. São premiadas as três melhores iniciativas em três categorias distintas: Apoio às Comunidades Locais, Preservação e Proteção dos Recursos Naturais e Público Interno.


Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.436 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. 

Na internet:

Fonte:NQM Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...