Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 19 de maio de 2015

Sugestão de Ecoturismo: Nascente Areia que Canta- Brotas- SP




Dia Mundial do Meio ambiente em Brotas/SP

Cidade se destaca como exemplo de cuidado com a natureza, com atrativos naturais preservados como a Nascente Areia que Canta

Em 5 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente e Ecologia. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, com o intuito de chamar atenção para questões ambientais e destacar ações de preservação. 

No estado de São Paulo, a cidade de Brotas, a 250 km de São Paulo, é um bom exemplo de cuidado com as riquezas naturais. O município, que no ano passado foi elevado à categoria de Estância Turística, mantém uma grande parcela de mata nativa, abrigando considerável biodiversidade animal e vegetal, além de várias nascentes e rios encachoeirados.

Uma das atrações mais conhecidas de Brotas é a nascente Areia que Canta, localizada no hotel fazenda de mesmo nome. A água que brota da terra forma uma piscina natural de 10m de diâmetro e águas límpidas, que se misturam a uma areia muito branca e fina, de quartzo puro. Quando as partículas de quartzo entram em atrito com o esfregar das mãos, por sua forma arredondada, produzem um som parecido com o de cuíca, por isso o nome “Areia que Canta”. 

O passeio é livre para hóspedes, mas também é possível participar de visitações diárias guiadas.

Com mais de 20 anos de fundação, o Hotel Fazenda & Ecoturismo Areia que Canta  tornou-se referência em ecoturismo e turismo rural não somente pela preservação da nascente, mas pela adoção de uma série de ações sustentáveis, que fazem parte da história do local. Para abrir as portas da propriedade ao turismo, sem prejuízos à natureza, a família Farsoni manteve preservadas as tradições da fazenda e investiu em estudos geológicos e análises de impacto ambiental, pioneiros na região. Ao longo dos anos, somaram-se a eles ações de reflorestamento, programa de manutenção das margens do rio e estudos de birdwatching, entre outras iniciativas. Em razão dos estudos realizados, o manejo da nascente é feito de forma responsável, permitindo que turistas e visitantes possam conhecer de perto essa mágica atração da natureza, formada há milhares de anos.

As atividades do local estimulam a interação com a natureza, mas também o resgate das tradições culturais da fazenda e do interior: o passeio de trator, a cavalo ou de charrete; a ordenha e  moagem de cana para fazer garapa são alguns exemplos. Colher frutas do pé, visitar a horta, conhecer os animais do campo são algumas das programações sugeridas que permitem ao público vivenciar na prática o cotidiano da fazenda.

Onde Fica:
Hotel Fazenda e Ecoturismo Areia que Canta
Rodovia Paulo Nilo Romano, KM 124,5 - Brotas/SP

Informações: (14) 3653-1382 / areiaquecanta@areiaquecanta.com.br

Fonte: a2n Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...