Primeiramente é importante esclarecer que o analfabetismo ambiental ocorre nas diferentes classes sociais, não pense que é exclusividade da classe menos favorecida, pois não está só relacionada ao estudo, mas sim a sensibilidade, a cultura e a vontade de ver um mundo melhor e mais sustentável.
Mesmo com toda a ênfase da mídia ao falar sobre as questões ambientais, tem gente que pensa que isso só interessa a nós ambientalistas e profissionais da área. Confesso que isso me traz um certo desconforto e tristeza.
Poxa, o planeta Terra só pertence aos ambientalistas e afins, ou é um bem comum? O bom funcionamento da Terra, a harmonia entre o homem e a natureza não interessa a todos?
Todos nós, terráqueos, temos dever de cuidar da nossa casa Terra, e não tem como cuidar dela se distanciando de informações necessárias para que isso aconteça. Isso é chamado de analfabetismo ambiental pelos estudiosos.
Bem, o aquecimento global existe, e suas conseqüências já estão sendo sentidas; tudo isso é fruto de uma interferência humana desastrosa, irracional e sem limites, desde a Revolução industrial. Sei que o quadro é meio pessimista, mas não se pode perder a vontade de mudar em prol da sustentabilidade, isto é, garantir as gerações futuras a viverem em condições adequadas e de qualidade. Será que nossos filhos, netos, bisnetos não merecem receber um planeta mais harmônico?
Muitas pessoas se lembram do meio ambiente apenas quando entram em contato direto ou indiretamente com catástrofes: inundações, secas, terremotos, etc, e por falta de informação ou por mero descaso, jogam a culpa em outros países, em seus governos, em seus vizinhos, mas nunca em si mesmo. Será que é tão difícil perceber que todos nós temos uma parcela de culpa?
E se cada um se voltasse para suas atitudes cotidianas: de gastos irracionais; de desperdícios de energia, de água; de falta de bom senso, seria muito mais fácil ocorrer à mudança?
Sei que nosso cérebro se preocupa mais com assuntos imediatistas, como mostra o estudo de Elke Weber, mas temos que mudar nossas atitudes consumistas já, antes que seja tarde demais.
Ainda bem que tenho encontrado muitas pessoas que possuem o mesmo pensamento, não só ambientalistas, mas donas de casa, trabalhadores, crianças, etc.
Sei que a semente está sendo plantada, mas depende da terra estar bem arada, nutrida, pois só assim nascerão bons frutos.
Te faço uma pergunta, como está seu pedaço de terra interior, para receber as sementes que inúmeras pessoas plantam?
Como está sua cabeça e seu coração em busca de amar e respeitar nossa casa Terra e colocar os assuntos ambientais como importantes a todos?
PENSE NISSO!!!
Do nosso presente dependerá o futuro de todos os seres, inclusive, seres humanos (animais mamíferos).
Erica Sena, bióloga, gestora ambiental e educadora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco