Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pela 3º vez consecutiva, Verdejando promove conscientização ambiental em São Paulo

http://redeglobo.globo.com/sao-paulo/noticia/2015/09/verdejando-promove-conscientizacao-ambiental-em-sp-pelo-terceiro-ano.html


Projeto da Globo volta a impulsionar a preservação ambiental com diversas ações por toda a cidade e desafio inédito em universidades

Você já olhou para sua rua hoje? Quantas árvores existem nela? Você sabe a importância delas para a sua saúde, para a qualidade do ar, para questões importantes como a crise hídrica?

Com o mote "mais verde na sua vida", o Verdejando, iniciativa da Globo em parceria com a Prefeitura de São Paulo, responde a essas perguntas com um extenso debate sobre a conscientização da preservação ambiental em São Paulo pelo terceiro ano consecutivo. O projeto que ajudou a plantar mais de mil novas árvores e distribuiu cerca de 50 mil mudas nos últimos dois anos, une diferentes áreas da Globo durante os meses de setembro, outubro e novembro para mobilizar a população em torno da questão.

Quem, todo ano, dá início ao projeto é o Jornalismo da Globo, que até o dia 26, exibe uma série de reportagens especiais nos telejornais ‘SPTV’ e ‘Bom Dia São Paulo’ sobre preservação do meio ambiente e sustentabilidade. Ao todo, serão 33 reportagens especiais, como a do correspondente internacional Roberto Kovalick, que vai mostrar os resultados de uma pesquisa inédita feita em Londres, na qual cientistas descobriram que a proximidade com o verde ajuda a combater a depressão. Ou a do repórter Fabio Turci que, direto de Nova Iorque, apresenta o sucesso do High Line, linha férrea abandonada que hoje é um dos parques mais visitados do mundo. Em São Paulo, o público saberá como deixar a área do Minhocão mais verde e como estão as árvores plantadas em 2013 no CEU Formosa. E poderá também participar das reportagens, enviando mensagens e vídeos sobre as árvores que mais gostam na cidade.

O Verdejando segue no dia 11 com um plantio simbólico na Praça Dom José Gaspar, que abre as atividades externas de mobilização e conscientização por toda a metrópole. 

Durante todo o mês de setembro será promovido um mutirão de remanejamento de árvores na região central de São Paulo. A Prefeitura detectou a necessidade de substituir árvores inadequadas para o meio urbano ou no fim do seu ciclo de vida, e que representam um risco para a população com a sua eminente queda. Durante o período de chuvas, grandes acidentes são causados pela queda de árvores. Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, este tipo de procedimento é muito utilizado, especialmente para o paisagismo urbano. O projeto visa desmistificar o que, em muitas vezes, é visto como uma agressão à natureza.

Até o fim de outubro, ainda serão realizados mutirões de plantio, oficinas educativas e atividades para o público nas regiões oeste, leste, norte e sul. Também estão previstas ações com professores e alunos da rede municipal de ensino.
  
Assim como no ano passado, a iniciativa estará presente no Domingo Aéreo, em parceria com a Força Aérea Brasileira, no Campo de Marte, dia 4 de outubro. Além de oficinas para o público, será realizado o plantio de árvores para neutralizar a emissão de carbono do tradicional evento.

O encerramento será na primeira quinzena de novembro com a participação na Expo Arquitetura Sustentável, nos dias 10, 11 e 12.

“Queremos mostrar com o Verdejando como é fácil cultivar e preservar a natureza e, principalmente, engajar a população na conscientização sobre o assunto. Estamos vislumbrando um futuro cada vez mais verde para São Paulo. Se cuidarmos do verde em nossas vidas, será cada vez mais fácil incorporar esses hábitos à cidade”, ressalta o gerente de comunicação regional da Globo em São Paulo, Alexandre Mutran.


Desafio com universitários


O projeto também terá o Desafio Verdejando, com alunos de Arquitetura e Urbanismo FAU-USP, Escola da Cidade e Universidade Mackenzie. Eles foram convidados a propor soluções para áreas da cidade em condições de escassez de espaços verdes. Os universitários terão o desenvolvimento dos projetos mostrado pelos telejornais 'Bom Dia São Paulo' e 'SPTV' durante a série de reportagens.

As regiões escolhidas pelas universidades são, respectivamente, Campo Limpo, a ligação do Parque Linear Tiquatira com o Parque Ecológico do Tietê e o entorno do Mercado Municipal de São Paulo.  Os projetos deverão apresentar soluções para grandes questões da cidade, como infraestrutura urbana e metropolitana, rede hídrica ambiental, equipamentos e espaço públicos, habitação e espaços produtivos e participação social.


Filme da campanha

Previsto para entrar na programação da Globo esta semana, o filme institucional do Verdejando tem 30 segundos de duração e traz imagens relacionadas à preservação do verde nas cidades, trechos de reportagens e menção às ações promovidas pelo projeto. Com o objetivo de aproximar e engajar as pessoas, o vídeo destaca o mote “Mais verde na sua vida”, para mostrar que todos podem ser parte fundamental da solução ambiental na cidade.

A campanha contará também com cinco filmes menores, de 15 segundos, focados nos mutirões realizados em diferentes bairros de São Paulo.


Programação de setembro:


VERDEJANDO BUTANTÃ
19 de setembro
Local: Parque Luís Carlos Prestes
Rua João Della Manna, 665 – Jd. Rolinópolis, Butantã

Horário: das 9h às 13h
Programação:
Oficinas educativas e atividades de bem-estar
Atrações locais
Plantio de 100 árvores na ciclovia da avenida Eliseu de Almeida, a partir das 8h.
Verdejando Vila Buarque
26 de setembro

Local: Praça Rotary – Vila Buarque
Horário: das 9h às 17h
Programação:
Oficinas educativas e atividades de bem-estar
Atrações locais



#verdejando
#maisverdenasuavida


Fonte: Approach Comunicação Integrada

Pensar Eco comenta:

O Pensar Eco  agradece o envio do  kit Verdejando. 
Já plantei as sementes do Manacá da Serra..adorei!!!

Manacá da Serra : nome cientifico é Tibouchina mutabilis é originário do Brasil, mais especificamente da Mata Atlântica.
Érica Sena

Abaixo as fotos do Kit Verdejando:
Kit  Verdejando 





Plantado!! Tomara que as sementes nasçam!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...