Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

VIII CBUC: Livro retrata anos dourados da conservação no Brasil

Maria Tereza Jorge Pádua no CBUC




Editado pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, obra foi lançada na quinta-feira (23), durante maior evento de conservação na América Latina



Maria Tereza Jorge Pádua integra um time de conservacionistas brasileiros que fez muito pela ampliação das áreas protegidas no Brasil, num período compreendido entre o final da década de 60 e início da década de 80. Como diretora de Parques Nacionais, Áreas Protegidas e Fauna Silvestre do extinto Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Florestas (IBDF), ela implantou, ao lado de sua equipe, em menos de 20 anos, a primeira unidade de conservação marinha brasileira – a Reserva Biológica Atol das Rocas - 14 parques nacionais e as primeiras áreas protegidas da Amazônia.


Essa trajetória profissional, somada a outras conquistas e curiosidades sobre a biodiversidade brasileira, estão no livro ‘Conservando a Natureza no Brasil’, que Maria Tereza lançou nesta quarta-feira (23), durante o VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação (CBUC), evento realizado em comemoração aos 25 anos da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, ONG da qual a autora é conselheira. O evento acontece até 25 de setembro, em Curitiba (PR).

Editado por essa instituição, o livro narra os bastidores da criação e implantação de todas essas áreas protegidas e também como foi elaborado o primeiro Plano de Sistemas de Unidade de Conservação brasileiro, publicado em 1979. Traz ainda detalhes e relatos da criação dos Parques Nacionais Grande Sertão Veredas, na divisa de Minas Gerais com Bahia, e Pico da Neblina, na Amazônia, além de relatar o início do projeto Tamar.

“É uma obra que guarda um período da conservação brasileira, que pode ser chamado de anos dourados. Tinha uma equipe de primeira linha e recursos financeiros para expandir as áreas protegidas no país. Fiz parte de um momento histórico, de muita luta, em que nada me foi negado e tive o privilégio de poder fazer muita coisa com minha equipe pela preservação
”, afirmou Maria Tereza.


Sobre a autora

Maria Tereza Jorge Pádua é engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (MG). Foi diretora de parques nacionais do Brasil e presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Tem vários livros e publicações sobre sua especialidade. Atualmente é membro da Comissão Mundial de Áreas Protegidas (WCPA) da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e membro do Conselho Curador da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, além de presidente da Associação Civil O Eco.

Fonte: Nqm Comunicação 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...