IRENE PEPPERBERG, UMA DAS MAIORES AUTORIDADES MUNDIAIS EM COGNIÇÃO E COMPORTAMENTO DOS PÁSSAROS, VEM PELA PRIMEIRA VEZ AO BRASIL
Evento “Cognição e Comportamento de Psitacídeos” será realizado no Zoológico de São Paulo e é aberto aos cuidadores de pássaros, veterinários e ao público em geral
No próximo dia 5 de dezembro, a cientista norte-americana Irene Pepperberg, conhecida internacionalmente por ter revolucionado o conhecimento que se tem atualmente sobre inteligência e cognição animal, vem pela primeira vez ao país. Autora do best-seller “Alex e Eu”, lançado em 2009 no Brasil, Irene será palestrante do curso“Cognição e Comportamento de Psitacídeos”, que conta com a realização da Imper Real Estate e promoção do portal Loucos por Pássaros. Na oportunidade, ela abordará sua pesquisa sobre o tema, contará suas experiências e histórias com o papagaio sul-africano Alex e falará mais a respeito de seu relacionamento com os outros animais de sua vida: Griffin, Arthur e Athena.
Há pouco mais de 30 anos, a ciência estava certa de que não se podia falar em inteligência animal. Os resultados de alguns poucos experimentos realizados com chimpanzés e cetáceos eram vistos com muito ceticismo. Foi neste cenário que a Dra. Irene Pepperberg resolveu que ensinaria um papagaio cinza a falar para que ela pudesse testar sua capacidade de resolver problemas e responder perguntas.
Suas pesquisas comprovaram que a inteligência dos psitacídeos vai muito além do que se podia imaginar. Quando morreu precocemente aos 31 anos de idade, em 2007, Alex conhecia o nome de mais de 100 objetos, ações e cores; podia identificar o material de que eram feitos os objetos; contava objetos em conjuntos de até 6 elementos e estava aprendendo os números 7 e o 8.
Alex exibia habilidades matemáticas consideradas avançadas para a inteligência animal, tendo desenvolvido o conceito de zero, além de ser capaz de inferir a conexão entre os numerais escritos e a vocalização do número. Além disto, estava aprendendo a ler os sons de várias letras e tinha o conceito de fonemas e de como estes sons formam palavras.
O evento traz outros dois convidados: o veterinário holandês especialista em aves, Dr. Jan Hooimeijer, que falará sobre cuidados, manejo e como prevenir e solucionar os problemas de comportamento dos animais; e Leonardo Ogata, um dos criadores do Tudo de Cão, voltado para o adestramento de animais, que encerrará o encontro abordando os métodos de reforço positivo e sem punição para treinar os pets.
““Irene e Jan vêm mostrar um ponto de vista sobre a cognição, inteligência e comportamento dos papagaios muito diferente do que ainda prevalece no Brasil. O curso pretende transmitir conhecimentos que veterinários, cuidadores, proprietários/famílias poderão utilizar na prática diária para construir uma relação de respeito e confiança mútua, prevenindo o surgimento de problemas comportamentais.”, afirma Mauricio Catelli, sócio-diretor da Imper Real Estate.
“Cognição e Comportamento de Psitacídeos” será realizado no Zoológico de São Paulo e é aberto aos cuidadores de pássaros, veterinários e ao público em geral. O curso contará com tradução simultânea e tem vagas limitadas.
Todos os participantes do evento irão receber certificados de participação do curso.
As inscrições devem ser feitas pelo site
O valor líquido da arrecadação será destinado integralmente à Alex Foundation, que financia as pesquisas da Dra. Irene Pepperberg.
Sobre a Imper Real Estate
Locada no bairro de Perdizes, a a Imper atua há 35 anos no mercado imobiliário e possui foco nos imóveis da região Oeste de São Paulo. Possui mais de mil imóveis administrados e cerca de 600 proprietários, tendo alçado o status de uma das mais conceituadas administradoras da capital paulista. A Imper também possui parceria com a norte-americana Faccin Investiments e oferece oportunidades de investimento em imóveis na Flórida (EUA), com acompanhamento e assessoria para os clientes, desde a escolha do imóvel, até o pós-venda.
Sobre a Loucos por Pássaros
Criado pelo advogado Francisco Lobello, o Loucos por Pássaros pretende divulgar o que há de mais atual em tema de manejo e, principalmente, comportamento de psitacídeos de estimação, auxiliando os proprietários a compreender e conviver melhor com os seus pets. Desta forma, pretende contribuir para preencher a lacuna de informações de qualidade em língua portuguesa sobre a matéria, problema que o próprio Francisco encontrou ao buscar informações para cuidar da Lorenza Ludovica, sua lóris molucanos, e do Giallo Zafferano, sua ararajuba.
Fonte: Virta Comunicação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco