Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Não se engane com o belo discurso ambiental!

Basta folhearmos uma revista, ou ligarmos a TV para nos surpreendermos com tantas boas ações para com o planeta. Palavras como: desenvolvimento sustentável ou sustentabilidade, ambientalmente correto, Eco, Ecológico, são corriqueiras nessa onda verde.

Muitos produtos veiculados em nossas mídias são intitulados ecologicamente corretos, sem ter as características que comprovam essa nomenclatura. Essa pratica é chamada de greenwashing (branqueamento ecológico), isto é: a empresa para se tornar mais atrativa mascara seu produto, dando a ele características ambientalmente corretas, sem as ter; e assim passa um conceito de se preocupar com o planeta e vende mais.

Ao adquirir novos produtos temos que temos que ficar atentos às informações, pois nem todas são empresas confiáveis, que buscam tecnologias mais sustentáveis na produção de seus produtos, já que existem muitas outras, que praticam o Greenwashing, e enganam o consumidor.

Falando sobre denominações que indicam a preocupação ambiental ( eco friendly”), você sabe o que significa o prefixo Eco, amplamente usado a partir da Eco-92?

O prefixo "eco" vem do grego "oikos", que significa, casa, domicílio, habitat.
Na palavra Ecologia é formado pelos termos: eco (oikos=casa) e logia (estudo), significando o estudo da nossa casa, representada pelo Planeta Terra. Já na palavra Economia: eco (oikos=casa) e nomos (costume, lei) resultando em “regras ou administração da casa, do lar”.

A partir dessas informações dá para refletir que nem tudo intitulado ECO é sinônimo que não agride o meio ambiente, se fosse assim, a palavra Economia seria nossa aliada e não contrária a preservação de recursos ou do uso racional deles.

Como não comprar gato por lebre?
É só ficar atenta as ações que a empresa pratica, além de saber: quem e como o produto é fabricado. Outra coisa que devemos ficar espertos são empresas que para esconder suas agressões ao meio ambiente, fazem belíssimas campanhas publicitárias, e muitas vezes, dizem plantar árvores. Onde? Que espécie? Que método de replantio? Terá manutenção?
Infelizmente muitas empresas se aproveitam de ideias reais de sustentabilidade que dão certo, para se auto- promoverem. Como descobriremos isso? Informando-nos! Questionando! E depois de descobertas não comprando! Temos que nos tornar Consumidores Consciente e sustentáveis urgentemente!

Isso vale para as propagandas políticas também!! Todos partidos se pintaram de verde agora! Se informe e escolha os que são autênticos.

Não se deixe enganar por belas imagens e lindos discursos ambientais, nem sempre são o que parecem ser. Seja um consumidor consciente!

 

Erica Sena- bióloga, gestora ambiental e educadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...