Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

#COP21: Acordo de Paris está caminhando


Ministra Izabela Teixeira se encontrou com ONGs brasileiras na COP21.

Em reunião realizada nesta sexta-feira (04) na embaixada brasileira em Paris, a Ministra do Meio Ambiente Izabela Teixeira conversou com representantes de diversas ONGs brasileiras que integram o Observatório do Clima (OC) como Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Imaflora, WWF, entre outras.

De acordo com Guilherme Karam, coordenador de estratégias de conservação da Fundação Grupo Boticário, que participou da reunião, o Brasil está otimista com relação ao Acordo de Paris, que deverá ser firmado até o fim da COP 21 em 11 de dezembro. Segundo ele, estamos em um ótimo momento político para o acordo e tudo indica que ele cumprirá seu papel de direcionar a queda das emissões de gases de efeito estufa (GEEs) dos países que o assinarem.

“A diplomacia francesa merece uma menção, pois está facilitando todo o processo, o que cria um ambiente favorável para a discussão equilibrada entre os chefes de estado”, explica Karam.

Apesar disso, existem alguns complicadores. A diferenciação – responsabilidade do país de acordo com as suas emissões – é um ponto crucial do Acordo de Paris. “Precisaremos de mais um tempo para que alguns países possam convergir para metas mais ousadas gradualmente. Por isso, é necessário estabelecer um período de transição para que os compromissos sejam colocados novamente em discussão para alterações e ajustes”, destaca o coordenador.

Outro tópico debatido na reunião relaciona-se à vinculação do acordo. Torna-lo legalmente vinculante significa dizer que esse documento teria valor de lei internacional, com sanções àqueles que não cumprirem as metas estabelecidas. Seria uma forma de garantir o cumprimento dos países.

De acordo com Guilherme Karam, o Brasil deseja que o acordo seja vinculante, porém o Congresso dos Estados Unidos já indicou que isso não será aprovado. Para que não se perca a participação norte-americana – que é o segundo país mais emissor de GEEs – essa regra deverá ser flexibilizada.

Particularmente acredito que o ideal seria que todo o acordo fosse vinculante e tivesse força legal em todos os países que o assinarem, mas se a única forma de garantir a participação dos Estados Unidos for montar um acordo híbrido já é um passo bastante importante”, conclui.

Sobre a Fundação Grupo Boticário: a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza é uma organização sem fins lucrativos cuja missão é promover e realizar ações de conservação da natureza. Criada em 1990 por iniciativa do fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, a atuação da Fundação Grupo Boticário é nacional e suas ações incluem proteção de áreas naturais, apoio a projetos de outras instituições e disseminação de conhecimento. Desde a sua criação, a Fundação Grupo Boticário já apoiou 1.439 projetos de 482 instituições em todo o Brasil. A instituição mantém duas reservas naturais, a Reserva Natural Salto Morato, na Mata Atlântica; e a Reserva Natural Serra do Tombador, no Cerrado, os dois biomas mais ameaçados do país.  Outra iniciativa é um projeto pioneiro de pagamento por serviços ambientais em regiões de manancial, o Oásis. Na internet: www.fundacaogrupoboticario.org.br,

#COP21

Fonte: Nqm Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...