Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sábado, 12 de dezembro de 2015

Coleta seletiva transforma 7 ton de recicláveis em TVs e smartphones em Nova Iguaçu


7 toneladas de recicláveis coletados em 4 meses, esse é o resultado da iniciativa da empresa Grande Rio, que fica no bairro Santa Rita, em Nova Iguaçu (RJ), de conscientizar seus funcionários para dar destinação correta aos materiais que podem ser reciclados. 


O sucesso foi tanto que o projeto Coleta Seletiva com Comprometimento Social ultrapassou as fronteiras da empresa e chegou à vizinhança. Além disso, funcionários foram para escolas da comunidade fazer palestras sobre os impactos da má destinação dos resíduos para o meio ambiente e para a saúde das pessoas. Como não se mexe em time que está ganhando, as ações de coleta e conscientização vão continuar.

O projeto Coleta Seletiva com Comprometimento Social instalou em julho um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) na sede da empresa para os funcionários descartarem materiais recicláveis, que passaram a ser trocados por pontos. Os pontos somados viraram prêmios, como TVs, notebook e smartphones. 


Josenildo da Silva, 32 anos, funcionário da empresa há mais de três anos, foi o 1º colocado na premiação, coletou mais de 1.800 quilos de recicláveis, e usou até as redes sociais para convencer amigos e parentes a se engajarem com ele. Ganhou uma TV tela plana de 40 polegadas.

Josenildo e seus colegas que também foram premiados visitaram o entorno do lugar em que trabalham e viram como a ausência de coleta seletiva faz com que as pessoas usem os rios como lata de lixo. Ficou fácil entender como foi importante o projeto ter realizado oficinas de reaproveitamento de recicláveis com os moradores. E, além da premiação, descobriram outras motivações para participar da iniciativa, integrando suas ações internas com a comunidade do entorno da empresa. 


Fernanda W. Wills, da Eos Consultoria Ambiental que idealizou o projeto de coleta seletiva e o desenvolveu em conjunto com a equipe da Grande Rio, avaliou que a decisão de continuar com o projeto pode gerar impactos positivos também sobre a comunidade do entorno da empresa. Para o gerente geral da empresa, Marcelo Campos, o projeto Coleta Seletiva com Comprometimento Social foi uma excelente oportunidade de unir os funcionários e descobrir potencialidades que não são exercitadas na rotina de trabalho da empresa. Essa constatação influiu diretamente na decisão pela continuidade da iniciativa. O Josenildo concorda: “Fico satisfeito de saber que vamos continuar”. 




Serviço


Projeto Coleta Seletiva - Programa de Gerenciamento dos Resíduos Sólidos com Comprometimento Social (PGRSCS) 


Na sede da Grande Rio Alimentos, instalação de Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de recicláveis para funcionários. Troca de recicláveis por pontos.
A Grande Rio tem tradição na reciclagem de óleo vegetal para fabricação de produtos de limpeza e de ossos bovinos para ração. 


Para mais informações:
Responsável na Grande Rio Alimentos - Iriamar Viana
(21) 2765 9575 e 98764 1403 – iriamar.viana@grgrupo.com.br
Responsável na EOS Consultoria Ambiental – Fernanda Fortes Westin Wills
(21) 3256 7968 e 99871 9841 - fernanda@eosambiental.com
Assessoria de Imprensa - Márcia Pimenta
(21) 99402 0450 - marcia.pimenta@globo.com


Fonte: Pimenta no Meio

Pensar Eco comenta:
Parabéns a todos os envolvidos nesse projeto! Que ele sirva de modelo para muitos outros, incentivando a separação do material reciclado e sua destinação correta.
Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...