Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Salvar o Planeta ou salvar os seres humanos? Érica Sena


Com certeza você já ouviu a frase “ Vamos salvar o Planeta! ” Embasado em tudo que aprendi, sei que o planeta possui mecanismos complexos para se auto-regular (Teoria de Gaia) diante de impactos sofridos, e assim se mantendo sempre em perfeito funcionamento. Infelizmente os seres que aqui habitam não possuem esse tal mecanismo de auto-regulação, sendo sensíveis a todas as mudanças bruscas ocorridas por causas antrópicas ou naturais.
Pois é, caro leitor se pararmos para uma reflexão, iremos ver que estamos passando por momentos catastróficos, e corremos riscos sim. É bom lembrar que somos pequenos grãos de areia dentro dessa imensidão chamada Terra, e fomos os últimos a habitá-la.Claro que nossas atividades impactantes alteram o funcionamento do Planeta, mas dificilmente chegarão a destruí-lo. Agora essas atividades podem ser voltar contra a nossa permanência aqui.
Já tivemos o ano mais quente, desde que começaram as medições, sabemos que o próximo verão será pior. Tudo que foi dito em estudos sobre as mudanças climáticas vem acontecendo, não podemos dizer mais que é bobagem tudo isso.

 Como ambientalista e profissional da área, vejo que nem tudo está perdido, pois existem ainda, modos de frear, em partes, a emissão de gases do efeito estufa e garantir a qualidade de vida da nossa e das próximas gerações. Mas também vejo que para isso ocorrer é necessária uma mudança de nossas atitudes: usar os recursos naturais de modo sustentável; evitar o desperdício; não visar apenas o lucro, e sim a qualidade de vida e a harmonia com a natureza; se informar e passar as informações adquiridas. Isto é: precisamos mudar nossos valores e recriar o elo com o meio ambiente URGENTE!
Tenho certeza que se cada um buscar um mundo melhor e fizer sua parte, todos os seres vivos continuarão existindo de forma harmoniosa no Planeta Terra, mas enquanto isso não acontece, continuaremos assistindo, ou até mesmo sendo as próximas vítimas desse caos que produzimos desde a Revolução Industrial. (Érica Sena)

#Mudançasdeatitidesjá

#Consciênciaverde




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...