Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Dicas de reaproveitamento do material escolar

REAPROVEITAMENTO DO MATERIAL ESCOLAR: DICAS PARA MINIMIZAR O CONSUMISMO
“Reduzir os gastos”. Em tempos de crise, este é o principal mantra adotado pelas famílias brasileiras. E na esfera acadêmica não pode ser diferente. Influenciados pela inflação, alta do dólar e aumento da alíquota do Imposto de Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), os preços de alguns itens escolares chegaram a um acréscimo de mais de 60% em Belo Horizonte, fator que torna difícil a missão de comprar toda a lista do material escolar. Para economizar, o reaproveitamento dos produtos do ano anterior é uma das táticas adotadas para diminuir os gastos.
 A reutilização de cadernos, lápis, borracha e até mesmo mochilas é uma alternativa viável para que as despesas escolares não comprometam o orçamento. Constatando-se que os objetos estão ainda em bom estado, os pais devem incentivar os filhos a reaproveitá-los. Segundo o diretor do Colégio Franciscano Sagrada Família, Fernando Melo, esta prática contribui com a sustentabilidade, além de ser uma opção economicamente eficaz
Para reaproveitar o material, basta apenas utilizar a criatividade. Um lápis descascado, por exemplo, pode ser encapado com papel contact e enfeitado com adesivos coloridos, passando a impressão de novo. A utilização de adesivos também é um bom método para tirar o aspecto de antigo da régua. Já o estojo pode ser customizado com tinta e tecidos. Para Fernando Melo, as instituições devem orientar os pais sobre esta questão, coibindo o estímulo ao consumismo infantil”, reforça o profissional.
Segundo ele, diminuir a exposição das crianças à publicidade é uma ideia saudável e eficiente, pois comerciais e propagandas dirigidas ao público infantil fazem a cabeça da garotada. “A estampa de tal desenho é mais bacana e descolada”, pensam os pequenos. Porém, a simples imagem de determinado personagem encarece consideravelmente o preço do produto. Assim, o indicado é que os pais evitem se submeter a estas abordagens, explicando para as crianças a importância do consumo consciente.
Um diálogo aberto e próximo com a família é o responsável por iniciar o processo da adoção de práticas e métodos mais sustentáveis, alerta o profissional. Com esta proposta em mente, o diretor afirma que o Colégio Franciscano Sagrada Família desenvolveu uma ação direcionada para a comunidade acadêmica, pais e alunos. Segundo ele, a instituição criou um projeto com dicas, abordando temas como publicidade infantil e reutilização de materiais. “As redes sociais do colégio são atualizadas regularmente com posts retratando temas de relevância para o segmento educacional, oferecendo sugestões e conselhos para minimizar os gastos”, explica. 

Sugestão de fonte: Fernando Melo – Diretor do Colégio Franciscano Sagrada Família
Fonte: Komunic Comunicação Integrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...