Hoje é o Dia Mundial da Água...
e infelizmente temos poucas vitórias a comemorar aqui no Brasil.
Nossos rios estão morrendo, devido:
- a irresponsabilidade de empresas, como a Samarco no Rio Doce;
- pelo recebimento de efluentes (esgoto) das residencias e indústrias, sem tratamento prévio, como é o caso dos Rios Tiete e Pinheiros (SP), da Baía de Guanabara (RJ), e diversos rios pelo Brasil;
- pela construção de obras superfaturadas que não levam a nada, como a transposição do Rio São Francisco, que impactou negativamente este rio. Ou como as obras de aumento da calha do Rio Tiete, onde a limpeza da água não é priorizada, e o rio continua agonizando. Construções de hidrelétricas, etc;
- a derrubada de florestas e das matas ciliares, deixando os rios, córregos, sem proteção, a mercê do assoreamento e contaminação por lixo das encostas.
Nossos mares não estão em melhor situação... eles padecem com o nosso consumismo doentio,que consome tudo e joga as sobras pelo ambiente, sem se preocupar nas consequências disso nos ecossistemas. Ou tao grave quanto, ainda jogamos esgoto e efluentes industriais altamente contaminantes em nossos corpos d`água.
Nossos mares e rios estão cada vez mais habitados por uma nova espécie: o lixo, principalmente por plastico, intoxicando, e matando inúmeros animais que vivem nesses habitats.
Sentimos na pele, aqui em SP, o medo de ficar sem este recurso, que para muitos desenformados era INFINITO, e mesmo assim, muitos de nós só mudamos de atitudes, quando o mal uso repercutiu no bolso.
Nossa lição de casa não esta sendo feita, ou bem feita. Culpamos os governantes, vizinhos e até Deus pelo castigo, mas não temos coragem de mudar nossas atitudes afim de garantir que nossos recursos naturais, sirvam o hoje e o amanha, nossa geração e as próximas.
Quem sabe as próximas gerações sejam melhores, mais gratas e respeitem essa maravilha que nos sustenta e nos dá vida direta e indiretamente. Espero que elas possam usufruir deste bem (potável) tão necessário quanto o ar que respiramos!
Enfim, continuamos sendo irresponsáveis com esse recurso natural FINITO, e ESSENCIAL a nossa vida.
Espero que aprendamos a dar valor, enquanto temos esse recurso, e aprendamos a usar a água com respeito e parcimônia.
Junto com essa mensagem cheia de frustrações, deixo algum vídeos para alegrar e conscientizar aqueles que ainda não acordaram para a vida e para o caminho da sustentabilidade.
Espero que gostem!!
Érica Sena
<---conte da="" do="" postagem---="" sua=""> ---conte>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco