Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de março de 2016

Sustentabilidade: é hora de se mexer e mudar o planeta. (Flávia Pini)


 Em setembro de 2000, os 191 países filiados da ONU assinaram a Declaração do Milênio, com oito objetivos que devem ser cumpridos para garantir um futuro melhor às próximas gerações. Entre eles, encontra-se justamente a garantia da preservação ambiental. Entretanto, por mais que as Nações Unidas estimulem pactos globais e forcem governos a adotarem medidas mais limpas, a sustentabilidade começa com atitudes mais simples, que envolvem pessoas e empresas dispostas a se mexerem e mudarem o mundo.

A primeira geração de ativismo evitou um agravamento do cenário que enfrentamos atualmente. Porém, para reverter o quadro negativo que o planeta ainda está passando, é preciso ir além e garantir que os conceitos de consumo sustentável e preservação ambiental estejam enraizados nos costumes tanto dos cidadãos comuns quanto das corporações. Não é preciso ser radical e investir em ações cinematográficas ou realizar manifestações pedindo que políticos desenvolvam leis mais duras contra a poluição. Basta adotar medidas simples e eficientes, como a reciclagem e a manutenção adequada das florestas.

O cálculo é simples: se cada pessoa conseguir reduzir a poluição que ela mesma gera, o planeta consegue se recuperar mais rapidamente. Um exemplo clássico é a produção do lixo. Um cidadão comum no Brasil produz, em média, um quilo de resíduo sólido por dia. Se levarmos em conta que o nosso país tem uma população estimada em 200 milhões de habitantes, chegamos ao espantoso número de 200 mil toneladas diariamente. Uma redução de 200 gramas por indivíduo resulta em uma queda de 40 mil toneladas diárias.

Mudar o comportamento não é fácil, mas quatro pontos facilitam essa transição. Primeiro, é preciso parar com ações que denigrem o meio ambiente, como o descarte inadequado de resíduos sólidos e a emissão de dióxido de carbono. Depois, o importante é refletir e visualizar o que é possível fazer dentro de sua comunidade ou companhia. A partir disso, crie soluções que possam estimular outras pessoas a fazerem o mesmo. Por fim, coloque em prática esse novo hábito.

Adotar a sustentabilidade é apenas o primeiro passo para garantir a total recuperação da Terra nas próximas gerações. Se ainda não vivemos em uma situação calamitosa é graças aos que batalharam nos últimos anos para que pequenos avanços fossem conquistados. Basta agora acentuar essa evolução para evitar que o cenário pessimista projetado em 2050 no primeiro artigo torne-se realidade.

Ações simples que combatem a poluição

  • Duas árvores poupam 14 quilos de dióxido de carbono na atmosfera e economizam quase 50 dias de um laptop ligado.

  • Utilizar lâmpadas econômicas no lugar das incandescentes em duas casas contribui para a neutralização de uma tonelada de CO2.

  • Reciclar latinhas de alumínio – pode representar 13,6 toneladas de carbono a menos na natureza.

  •  Reduzir o tempo de banho em cinco minutos ajuda a economizar mais de 4 mil galões de água em um ano. (Por Flávia Pini *)

* Flávia Pini é Diretora de Marketing da GreenClick, empresa que contribui com a neutralização da emissão de CO2 no país

Fonte: Np Press

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...