Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 18 de março de 2016

Vamos destinar nosso material reciclável corretamente? Parte 2




Nessa matéria vamos saber mais sobre dois materiais: o plástico e o vidro. Depois de ler, você já saberá fazer a separação correta destes materiais.


Destinando corretamente o Plástico.

Os plásticos, em sua maioria, têm como matéria prima a nafta, um dos componentes do petróleo (recurso finito), que através de um processo industrial se transformam em resinas
. Estas resinas podem sofrer modificação na sua composição química formando vários tipos de plásticos, uns mais transparentes que os outros, sendo que uns são recicláveis (termoplásticos), já outros não (termofixos).

Os materiais plásticos usados para fazer embalagens são chamados de termoplásticos, pois eles amolecem quando aquecidos, podendo ser transformados em novos produtos, através da reciclagem.

Dentre os termoplásticos, encontram-se vários tipos. Saiba o que pode ser separado do lixo normal e  destinado à reciclagem.(Portal eCycle)

PET: Frascos e garrafas para uso alimentício/hospitalar, cosméticos, bandejas para microondas, filmes para áudio e vídeo, fibras têxteis, etc.
BENEFÍCIOS: Transparente, inquebrável, impermeável, leve.

PEAD: Embalagens para detergentes e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, etc.
BENEFÍCIOS:Inquebrável, resistente a baixas temperaturas, leve, impermeável, rígido e com resistência química.

PVC: Embalagens para água mineral, óleos comestíveis, maioneses, sucos. Perfis para janelas, tubulações de água e esgotos, mangueiras, embalagens para remédios, brinquedos, bolsas de sangue, material hospitalar, etc.
BENEFÍCIOS:Rígido, transparente, impermeável, resistente à temperatura e inquebrável.

PEBD/PELBD: Sacolas para supermercado e boutiques, filmes para embalar leite e outros alimentos, sacaria industrial, filmes para fraldas descartáveis, bolsa para soro medicinal, sacos de lixo, etc.
BENEFÍCIOS : Flexível, leve, transparente e impermeável.

PP: Filmes para embalagens e alimentos, embalagens industriais, cordas, tubos para água quente, fios e cabos, frascos, caixas de bebidas, autopeças, fibras para tapetes e utilidades domésticas, potes, fraldas e seringas descartáveis, etc.
BENEFÍCIOS: Conserva o aroma, é inquebrável, transparente, brilhante, rígido e resistente a mudanças de temperatura.

PS: Potes para iogurtes, sorvetes, doces, frascos, bandejas de supermercados, geladeiras (parte interna da porta), pratos, tampas, aparelhos de barbear descartáveis, brinquedos, etc.
BENEFÍCIOS:  Impermeável, inquebrável, rígido, transparente, leve e brilhante.

OUTROS: Plásticos especiais e de engenharia, CDs, eletrodomésticos, corpos de computadores.
BENEFÍCIOS: Flexibilidade, leveza, resistência à brasão, possibilidade de design diferenciado.

Atenção!! Cabos de panelas, tomadas não são recicláveis.

Quando o plástico é destinado para aterros sanitários, ou jogados no meio ambiente causa um grande problema ambiental, pois  eles demoram muitos anos para se decompor (no mínimo 100 anos). Muitos animais marinhos tem morrido devido se alimentarem das embalagens plásticas jogadas na natureza. 
O descarte incorreto do plástico é um dos grande problemas, principalmente no ecossistema marinho. Segundo estudos, daqui alguns anos nossos mares terão mais plástico do que peixes.

Atualmente existem plásticos biodegradáveis,  isto é, que se decompõe mais rapidamente, que são empregados apenas em alguns casos, como materiais cirúrgicos ou na agricultura. 

Os materiais plásticos destinados à Coleta Seletiva são levados para a Central de Triagem, onde são separados de acordo com o tipo de plástico, e enviados para as indústrias recicladoras, onde são novamente derretidos para a fabricação de novos produtos.

Destinando corretamente o vidro

Segundo informações do Portal Cultura Ambiental nas Escolas, o  vidro foi descoberto há milhares de anos pelos fenícios, que, juntando areia quente com cinzas, conseguiram obter um material transparente, que hoje chamamos de vidro

Atualmente o vidro é fabricado praticamente a partir da mesma matéria-prima, ou seja, areia, de onde é retirada a sílica. Adiciona-se também a barrilha, de onde vem o sódio, e o calcário, de onde é retirado o cálcio. Por mais que seja uma matéria – prima barata e fácil de encontrar, sua extração causa muitos danos ao meio ambiente. Além disso, gasta-se muita energia para recolher a areia e muito combustível para que ela chegue até as indústrias de vidro. Gasta-se, também, energia para aquecer os fornos a altas temperaturas exigidas na produção do vidro.

Os vidros são 100% recicláveis, e quando destinados incorretamente no meio ambiente não se decompõem, se transformando num problema ambiental. 

 De acordo com todas informações chega-se a conclusão que a reciclagem do vidro é um grande benefício para o meio ambiente, além de ser mais viável  na produção do vidro usando a matéria prima reciclada.

Vidros que podem ser reciclados: garrafas, frascos de remédios e perfumes, copos, recipientes em geral.

Vidros que não podem ser reciclados: espelhos, vidros planos, lâmpadas, tubos de tv, cerâmica e porcelana.

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora
https://www.facebook.com/erica.sena1
https://www.facebook.com/pensar.eco1/

 Matéria publicada primeiramente no site Amplifique-se em minha coluna de Meio Ambiente.

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...