Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 22 de abril de 2016

1,5°C continua a ser a principal meta para a implementação de Acordo de Paris


O Fórum de Países Vulneráveis ao Clima (CVF) está pedindo um encontro ministerial da "Coalizão de Alta Ambição" em Nova York para tomar as medidas concretas necessárias para acelerar a ação climática global. Representantes de mais de 165 países estão hoje na sede da ONU em Nova York por causa da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris sobre mudanças climáticas.


"Em Paris, nós concordamos em trabalhar em conjunto para limitar o aquecimento global a não mais do que 1,5 graus centígrados, uma temperatura limite que representa a própria base do acordo.  Essa ambição deve se traduzir em medidas concretas para atingir tal objetivo, o que significa que todos os países devem submeter contribuições muito mais ambiciosas no âmbito do Acordo de Paris, o mais tardar em 2020. Também é igualmente urgente para permitir essa ambição que alcancemos rapidamente a marca de US$ 100 bilhões, respeitando a adicionalidade com os compromissos em matéria de ajuda oficial ao desenvolvimento", destacou o secretário Emmanuel M. De Guzman, da Comissão para as Alterações Climáticas das Filipinas.
O Ministro das Relações Exteriores da Costa Rica, Manuel Gonzalez, acrescentou: "A nova Agenda de Desenvolvimento Sustentável 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável não serão alcançados se não formos capazes de marcar temperatura de 1,5 grau.  A ambição na política climática será crucial para permitir a ambição nas metas de desenvolvimento sustentável e ampliar o acesso aos direitos humanos fundamentais em todo o mundo. Além disso, a ambição não se limita apenas ao controle das emissões, porque nós também precisamos de ambição para atingir o mais rápido possível um equilíbrio claro no financiamento climático internacional e para aumentar os fundos disponíveis para apoiar os grupos pobres e vulneráveis ​​a se adaptarem às mudanças climáticas".
A Coalizão de Alta Ambição surgiu na CoP21 em Paris como uma aliança de países em desenvolvimento e desenvolvidos que, juntos, exigiram resultados fortes da Conferência, incluindo a inclusão do ambicioso limite de 1,5 graus centígrados no Acordo de Paris.

Em 22 de abril, os membros do Fórum dos Países Vulneráveis ao Clima, atualmente presidido pelas Filipinas, muitos dos quais levaram sua ratificação ao Acordo de Paris, com Fiji, Palau, Ilhas Marshall e Maldivas entre primeiras nações a ratificar, também estão participando da cerimônia de assinatura do Acordo de Paris na sede da ONU.
-------
Declaração do Presidente Felipe Calderón, Presidente da Comissão Mundial sobre a Economia e Clima
A cerimônia de assinatura reafirma os compromissos assumidos em dezembro passado e proporciona um impulso para os esforços internacionais sobre o clima. Estou animado que muitos países estão assinando o acordo na primeira oportunidade, incluindo os três maiores emissores: os Estados Unidos, China e Índia. Entramos em um novo capítulo, pois os países estão percebendo que agir sobre a mudança climática é de seu interesse econômico.
Agora precisamos passar da retórica à realidade. O financiamento da transição para o baixo carbono é nosso próximo desafio. Sabemos que existe o capital, só precisamos desbloqueá-lo. Nós já estamos vendo passos positivos, especialmente no mundo em desenvolvimento. No ano passado, pela primeira vez os países em desenvolvimento investiram mais em energias renováveis ​​do que os países desenvolvidos. O New Development Bank também está mostrando uma liderança real. Na semana passada, anunciou seus primeiros projetos: todos são sobre energia renovável. Espero que os bancos mais tradicionais sigam este exemplo. O dinheiro já está fluindo para a economia de baixo carbono. Uma vez que reduzamos os riscos dos investimentos em baixo carbono, virá uma onda. O Acordo de Paris foi um triunfo da diplomacia. A cerimônia de assinatura de hoje mostra que não  era só conversa, e que os países estão dispostos a trabalhar. Este é um passo importante no caminho para um clima melhor para todos.
-
Fonte: Ms Global
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...