Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Qual é bandeira que os ambientalistas devem carregar nos dias atuais? Érica Sena


Tenho feito o possível para acompanhar essas discussões virtuais, decorrentes da situação da nossa política, a distância. Tenho observado que na grande parte delas, o envolvido não está lutando pela melhoria do Brasil diretamente, mas por um partido político, assim como os fanáticos defendem seus times de futebol, não mostrando as qualidades dos seus jogadores, mas sim apontados os defeitos dos adversários. Fanatismo puro, mas diante de alguns problemas que vivenciei nas últimas semanas no meu grupo de ambientalistas, resolvi me posicionar.

Vivencio esse momento como uma grande guerra de egos entre partidos políticos rivais, que se intitulam de esquerda e direita. Por sinal, será que atualmente se diferenciam em direita ou esquerda? Para mim são idênticos, pois o interesse de ambos é poder e enriquecimento ilícito. Poucos são aqueles, que como eu, fora do fanatismo, querem realmente que ocorra uma limpeza, retirando os corruptos, independente de seus partidos, e que no lugar entrem pessoas responsáveis e corretas, independentemente da cor que vestem.

Já fui petista ... já votei em Lula, e naquela época achei que ele fosse o cara que mudaria o Brasil para melhor (e teve tudo para ser); depois desapontada, votei no PSDB. Hoje, nenhum desses partidos me representam, até porque, acho os dois iguais: corruptos e péssimos... Claro que existem em ambos bons representantes, mas se perdem nessa roubalheira toda.

Como ambientalista e profissional da área ambiental, não tenho motivo de me posicionar a favor do partido A ou B, ou como ainda dizem, de direita ou de esquerda, pois tenho memória, e lembro o que, independente do partido no governo, só ajudaram a piorar o meio ambiente. A Mata Atlântica, por exemplo, não foi destruída no governo do PT, bem antes ela já estava sendo derrubada para virar dinheiro, não é mesmo? Quantos anos a Lei da Mata Atlântica (Lei nº 11.428/06) levou para ser aprovada? Isso mostra a falta de preocupação dos governantes em preservá-la. Exemplos de falta de responsabilidade ambiental do governo tem de monte... falando em monte, a Usina de Belo Monte, a transposição do Rio São Francisco, o novo Código Florestal, etc. Se for relembrar de tudo, ficarei horas elencados exemplos de impunidade, ou de falta de fiscalização e punição (vide Samarco).

Dilma foi a presidente que menos protegeu o meio ambiente, como foi falado, mais ganhou disparada a segunda eleição. Ouvi de um ambientalista, que ambientalistas de verdade não devem ser de direita, mas te pergunto: devem ser de esquerda depois dessa constatação?

Ao meu ver, cabe aos ambientalistas refletirem, e não tomar partido a favor de um deles, pois em relação ao meio ambiente foram péssimos. Mas cada cabeça, uma sentença! E respeitar a opinião de cada um, sem brigas, é necessário e ético, até porque nossa luta é a mesma!

Por tudo isso, e por amar minha profissão, a bandeira que eu defendo é a da conservação dos recursos naturais e de todos ecossistemas, enfim, da sustentabilidade ambiental do meu país.

Se querem saber as cores que eu defendo, vou dizer a vocês:

o VERDE das nossas florestas (as poucas que restaram), assim como, das coberturas vegetais resistentes no meio do concreto das grandes cidades;

o AMARELO das nossas riquezas culturais, da nossa biodiversidade, do nosso solo fértil, da nossa beleza cênica; da nossa gente cheia de otimismo, alegria e ginga, mesmo com todos os problemas que passam;

o AZUL dos nossos mares e rios, que sofrem com a poluição e contaminação por efluentes industriais, esgoto, e lixo, mas que ainda podem ser limpos, se houver vontade política e conscientização da sociedade;

o BRANCO da paz (da cultura de paz), do respeito, da justiça, da igualdade social.De uma política voltada para o povo, e não para o seu enriquecimento pessoal.

Já que o momento é de revolta e transformação, não podemos mais ficar calados ao ver que enquanto nossos governantes (de direita e de esquerda) roubam o NOSSO DINHEIRO:

  • pessoas morrem procurando ajuda em hospitais, por falta de remédio, de médicos, de espaço para internação, de aparelhos para fazer exames, etc;
  •  continuamos sem saneamento básico, deixando milhares de famílias em contato com esgoto, com lixo, sem tratamento de água, enfim, sem a mínima qualidade de vida. A falta de saneamento básico é um grande problema social, de saúde e ambiental;
  • nossos recursos naturais são destruídos em prol de um falso desenvolvimento, voltado em obras superfaturadas, corrupção e propinas. Vendemos a preço de bagatela nossas florestas, sem nos importar no quanto elas nos renderiam, em pé, com serviços ambientais;
  • e para finalizar, nossa educação básica que é uma lástima.
É por esse motivo que vocês estão brigando petistas e psdbistas? Pois infelizmente esse cenário deprimente acontece há décadas, passando por inúmeros governos!!

Quero um Brasil novo ... sem corrupção e sem tanta violência e desigualdade!
 Quero ter a certeza que os recursos que ainda restam estarão conservados para meus filhos, netos, bisnetos.... Quero políticas públicas que garantam proteção a todos os ecossistemas brasileiros!

 Quero qualidade de vida para todas raças/etnias, principalmente as mais injustiçadas como os índios e negros!

Quero dignidade, amor, respeito ao ser humano e a todas as espécies que aqui habitam!

 Quero ter em minha mesa alimentos de qualidade, livre de agrotóxicos, de transgênicos!

É essa minha bandeira!
O partido que me proporcionar isso terá meu apoio, mas os que conheço hoje ainda estão longe disso!

#EstesPartidosNãoMeRepresentam
#MexeuComMeioAmbienteMexeuComigo
Érica Sena
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...