Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 1 de maio de 2016

O que você tem feito pelo meio ambiente? Érica Sena



Assuntos ambientais estão sempre na moda, muitos se dizem conscientes, antenados nos assuntos ambientais, mas na prática, pouco fazem algo em favor do meio ambiente, tanto é que continuamos com os mesmos problemas, ou mais do que antes. Falo por mim, é difícil abrir mão de muitos hábitos arraigados em nossa vida, em prol da sustentabilidade. Estamos acostumados, ou melhor, mal-acostumados, com muito conforto proveniente da tecnologia altamente impactante, de ações insustentáveis da nossa sociedade consumista e egoísta, onde o imediatismo de conseguir as coisas, nos cega dos males que estão por trás disso, que é a exploração insustentável dos nossos recursos naturais, colocando-os na mira da extinção.

Essa dificuldade que eu, você, uma grande parte da sociedade tem, também está presente entre os empresários e governantes, que se corrompem com o lucro e poder, sem pensar se esse processo é suportado pelo Planeta. Claro que acontece cada um na sua escala, uma indústria causa impactos ambientais “n” vezes maior do que nós, sociedade, mas se somarmos nossos atos irresponsáveis durante a nossa vida, o resultado é altamente impactante. Por isso, eu, você, eles (empresários, governantes), enfim todos, temos que mudar nosso modo de pensar e agir, caso contrário, o Planeta não nos suprirá mais nada... ela já está nos alertando disso!

Temos que refletir que o ser humano está colocando em risco a perpetuação da sua própria espécie, além de milhares de outras.

 Você já se perguntou como será a vida das próximas gerações?  Hoje já estamos sofrendo as consequências, imagina as próximas?

Temperaturas se elevando; água potável, já que grande parte está poluída, entrando em escassez; solo ficando infértil devido ao uso de monoculturas e muitas substancias químicas; alimentos pobres em nutrientes e ricos em substancias toxicas; poucas chuvas devido ao desmatamento; aumento de lixo e esgoto, aparecimento de novas doenças... entre outros. Se continuar assim, as próximas gerações sofrerão muito devido aos nossos erros atuais.

Há décadas somos avisados que temos que mudar nosso modo de vida consumista e cheio de desperdícios, mas te pergunto: quantos de nós mudamos alguma coisa, seja ela pequena ou não? Continuamos a gastar água como fosse um bem infinito, a desperdiçar energia e alimentos sem raciocinar. Consumimos a mais do que necessitamos, e geramos muito lixo, e não descartamos corretamente, se tornando um grande problema ambiental.

O Planeta dá sinais de exaustão, enquanto isso os seres humanos se multiplicam passando a cultura do “Somos os donos do Planeta”, e podemos explorar todos os recursos, sem pensar no amanhã. Precisamos entender que o caminho que nos resta é o do desenvolvimento sustentável, possível através de ações sustentáveis (sustentabilidade).

"Desenvolvimento sustentável é aquele que atende as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de atenderem a suas necessidades e aspirações”
- ONU,relatório Brundland, (1987)

Falta de aviso não é, talvez falta de entendimento, de sensibilização, e até de educação, ou até, egoísmo, comodismo puro, que nos impede de mudarmos nossos pensamentos e atitudes. Mas o fato é, estamos com a corda no pescoço, e qualquer movimento brusco poderemos nos enforcar. O afrouxar da corda depende de cada um.

 Mude suas atitudes já, e faça sua parte!
As próximas gerações precisam de nós!

#TodoDiaÉDiaDeSerSustentável

Érica Sena





<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...