Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Devemos lembrar do Meio Ambiente apenas no mês de junho?

Que lado você está: conta ou a favor do Meio Ambiente?

Como a maioria das pessoas sabem, ontem, dia 05 de junho foi o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas as comemorações acontecem por todo o mês, principalmente na semana que antecedo o dia 05, ou que procede o mesmo, por isso, estamos na Semana do Meio Ambiente!

 Durante esses dias as mídias escritas e faladas, as escolas, ONGs ambientais, se preocupam em divulgar mais a temática ambiental, através de atividades ecológicas, publicações de matérias, banners, enfim, são usadas várias estratégias para sensibilizar e formar pessoas mais conscientes, alertando-as  sobre a importância de mudanças de atitudes, principalmente em relação ao consumismo,e a todos usos insustentáveis da natureza feitas pelo homem. Enfim, este mês é um ótimo momento para chamar atenção para os problemas ambientais, e mostrar que podemos mudar este cenário, através de mudanças de atitudes!

Tirando os Ambientalistas e profissionais das áreas ambientais, que se preocupam com o tema nos 365 dias do ano,e neste ano 366, a maioria das pessoas ainda continuam achando que falar de meio ambiente é perda de tempo, ou é modismo dos “ecochatos”.  

A maioria dos nossos políticos ainda não colocaram a preservação ambiental e os demais pontos da sustentabilidade em suas pautas. Já uma grande parte da sociedade continua com suas atitudes consumistas, imediatistas, esquecendo que precisamos deixar recursos naturais para as próximas gerações.

Infelizmente, passam-se anos, e nos deparamos com os mesmos problemas: o descarte incorreto do lixo, principalmente do reciclável. Ainda são poucos que separam o material reciclável do  seu lixo comum, e o destinam para coleta seletiva, e pior, muitos, continuam jogando lixo na rua, em terrenos baldios, sem nenhuma punição.

Mesmo o sudeste passando por uma crise hídrica, já cantada pelos ambientalistas há anos atrás, presenciamos as pessoas lavando o quintal e calçada de mangueiras, deixando a torneira aberta enquanto escovam os dentes ou ensaboam a louça. Só maneraram quando esse desperdício virou multa pela Sabesp. 

Diante desses exemplos, e outras centenas deles, pergunto a vocês:

Será que a temática ambiental é discutida dentro das escolas e lares como deveria, já que trata de garantias de um futuro melhor? Será que todos têm a consciência que nossas ações de hoje terão consequências positivas ou negativas no futuro próximo?

Esse interrogatório sobre o que temos feito pela sustentabilidade, destacando os hábitos de vida, está dentro de tudo que tenho observado aonde ando; das conversas que escuto; das coisas que leio dentro e fora das redes sociais. Compartilho com vocês as minhas interrogações!

 Então te pergunto e me pergunto também:  “Será que estamos  fazendo um trabalho para agregar maior número de pessoas em prol do meio ambiente, ou apenas unindo os próprios interessados pelo assunto? Até que ponto os inúmeros encontros, congressos, palestras estão sendo feitos para ambientalistas e profissionais da área ambiental? Encontramos sempre as mesmas pessoas, concordam? E o restante daquelas pessoas que não estão a par do assunto?  Pelo que vejo não são minoria e estão dentro de todas as classes sociais.

Quem vai aos congressos, palestras, aos eventos de Ed Ambiental, oficinas reutilização de materiais, etc, são pessoas que já têm um apego pela causa,então conclui- se que: as pessoas que não se importam com o assunto dificilmente estarão presentes. Como fazer com que estas pessoas tenham interesse em conhecer mais , e quem sabe se tornarem atuantes na causa ambiental?

Conheci vários projetos intitulados socioambientais, bem feitos, mas que omitiram conceitos simples, mas importantes, como: - “ o que é meio ambiente”? Acredito que os projetos socioambientais  são as melhores ferramentas para passar conceitos ambientais e de sensibilização, com intuito de mudanças de hábitos; mas se eles não forem bem alinhados, perderemos a oportunidade de fazer com que mais pessoas se juntem a luta e mudem seus hábitos.

Sabemos que até para nós ambientalistas, mudar de hábitos, quebrar paradigmas, dizer não ao consumo, é um ato difícil, por mais que estejamos cercados de teoria e praticas. Eu digo por mim,  ainda tenho muitas coisas para mudar. Imagina para este outro grupo que não tem essas informações?

Pesquisas indicam que as pessoas têm se preocupado mais com a sustentabilidade; não vejo isso na prática: ainda vejo frequentemente

  a população gastando água  e energia elétrica inutilmente; comprando mais do que consomem; jogando lixo, entulho pelas calçadas e terrenos; comprando animais silvestres;  botando fogo; entre outros.

O desafio que proponho para mim e para todos é o seguinte: 

“Como fazer com que mais pessoas efetivamente se juntem a causa, mudem de hábitos e sejam multiplicadores?” E que percebam que só fazer coleta seletiva não é a solução para sairmos da situação caótica que a humanidade passa? Temos uma clientela enorme para sensibilizar e mostrar que TODOS NÓS estamos no mesmo barco, e se ele afundar, todos nós correremos risco de vida.Quem topa o desafio?


Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...