Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Reserva da Biosfera da Mata Atlântica comemora 25 anos


Evento promove encontro da Reserva da Biosfera, Votorantim Cimentos e
Sociedade de  Espeologia


Na próxima quarta feira, 10/8, das 14 às 16 horas, será realizado no auditório Augusto Ruschi, o seminário comemorativo de cinco anos de cooperação técnica entre a Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA), a Votorantim Cimentos e a Sociedade Brasileira de Espeologia (SBE).

O encontro iniciará, também, às comemorações de 25 anos de fundação da RBMA, com o lançamento do guia Boas Práticas Ambientais em Áreas Cársticas e do Roteiro Metodológico para Aplicação do Plano de Gestão Territorial Sustentável.
Firmado, em julho de 2011, o termo de cooperação técnica entre a Votorantim Cimentos, o Instituto Amigos da Reserva da Biosfera e a Sociedade Brasileira de Espeologia busca desenvolver, implementar e difundir boas práticas de mineração em áreas cársticas e no entorno das unidades de conservação, de modo a criar condições, para que a atividade mineradora se faça de maneira sustentável, conservando e valorizando a flora e fauna. 
Guia de Boas Práticas Ambientais na Mineração

Trata-se de publicação feita em parceria com a Sociedade Brasileira de Espeologia e a Votorantim Cimentos, que elucida a importância da conservação de cavernas. O guia é voltado principalmente para as cimenteiras e mineradoras de calcário. A ideia é despertar a consciência do setor sobre a importância da preservação das áreas cársticas e sua vulnerabilidade, já que 70% das cavernas se encontram em áreas com presença de calcário.

A edição é a primeira a relacionar mineração com cavidades, tema sensível em todo o setor.

Plano de Gestão Territorial Sustentável

 O plano possui como base casos de sucessos da Votorantim, considerando aspectos ambientais na produção de cimento. A metodologia indicada pode ser aplicada em empresas de setores diversos, com grandes extensões ou importância socioambiental.
Serviço: 

Seminário comemorativo de cinco anos da Cooperação Técnica entre Reserva da Biosfera da Mata Atlântica, Votorantim Cimentos e Sociedade Brasileira de Espeleologia.

Local – Auditório Augusto Ruschi – Av. Professor Frederico Hermann Jr, 345, Alto de Pinheiros.
Data e Horário – 10/8, das 14 às 16 horas

Fonte: Comunicação CETESB | Secretaria do Meio Ambiente
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...