Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 6 de setembro de 2016

Cadê o comprometimento dos candidatos e eleitores com o futuro dos municípios? Érica Sena


Estamos atravessando um momento importante para os municípios e moradores:  a eleição de Prefeitos e Vereadores. Infelizmente muitos eleitores não levam a sério esse ato de cidadania tão importante, votam, quando não anulam, em qualquer um, sem se quer saber das propostas e o que fez pela comunidade.

Por outro lado, somos surpreendidos com candidatos sem preparo algum, mas que estão lá por representarem algum grupo ou interesse. Não sou contra isso, desde que represente os interesses da comunidade, mas fico indignada com esse despreparo.Os partidos deveriam pelo menos ensinar a se apresentarem melhor em público, já que não existem pré-requisitos para se se tornar candidato. Concorda?

Reflita comigo: para arrumar um emprego hoje é cobrado: graduação e pós-graduação, cursos diversos, línguas estrangeiras, experiência, além de dinâmicas para saber se a pessoa é proativa, líder, competente,etc. Por quê para esses cargos políticos  de representação do povo, não precisa? Conclui-se que nós precisamos ter várias competências e habilidades para ganhar um salário muitas vezes ridículo, enquanto eles ao entrarem, ganham muito e não precisam nem saber ler direito! Isso é correto?

Claro que tem um porque, a maioria dos despreparados são facilmente  manipulados pelos que tem conhecimento e astúcia dentro  da máquina pública, servindo de laranjas. Claro que exceções existem e talvez esteja sendo radical de mais, mas penso assim!

Mas o que eleição tem a ver com temas ambientais? Tenho assistido sempre que posso o horário político, e não tenho visto quase nenhuma proposta de como tornar os municípios mais sustentáveis. O discurso é o mesmo de 20 anos atrás: desenvolvimento a qualquer preço!

Existem plataformas ambientais feitas por entidades de renome no assunto para dar embasamento ao candidatos à Prefeito, Vereador, e  porque não aos eleitores, de como tornarem seu município mais sustentável, como por exemplo o Programa Cidades Sustentáveis.

Mas acredito que a maioria deles não estejam preocupados com nada disso, ou até não saibam da existência destes materiais. Se você trabalha na campanha de algum candidato mostre a ele os programas citados e ajude nessa luta!

Finalizando, te convido a se juntar ao grupo dos eleitores conscientes, que votam , independente do partido, em candidatos que se mostram capazes de nos representar, e que tenham no programa a preocupação em desenvolver sua região de modo sustentável, levando em conta não só o fator econômico, mas o social e o ambiental.

 Tão importante quanto o votar consciente, é  acompanhar o mandato deles, principalmente dos vereadores da nossa região, exigindo deles: respeito, trabalho e que cumpram o que prometeram na campanha. Isso é cidadania!

Vamos refletir bem antes de darmos nosso voto (de confiança) na urna, pois as consequências serão sentidas diretamente em nosso dia-a-dia por mais 4 anos. Acompanhe a propaganda eleitoral de todos e compareça aos debates e campanhas em sua região se ocorrerem, isso poderá ser um fator decisivo em sua escolha!

Vamos lutar por uma cidade mais sustentável, menos caótica, onde tenhamos qualidade de vida! Que tal começar agora cobrando isso dos nossos candidatos? Pense nisso!

Eu já tenho meu candidato, que como eu, luta pelas causas socioambientais, e já desempenha um ótimo trabalho como parlamentar, e você? Se não tem, se informe, e vote consciente!

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora, especialista em Tecnologias Ambientais, blogueira, palestrante.
                        
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...