Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Refletindo no Dia da Árvore!

Pq Cidade de Toronto- Érica Sena

Hoje se comemora o Dia da Árvore, como todo mundo sabe. 
Particularmente acho que o dia delas é todo dia, porque elas são extremamente importantes para o equilíbrio do nosso Planeta, seja aonde elas estiverem, e de uma importância exuberante em nossa vida.
Que pena que tenha que existir data para que elas sejam reverenciadas.. Eu, prefiro as reverenciar em qualquer dia, quando, tenho a sorte de encontrá-las em meu caminho, sejam elas: floridas, verdes e nuas no outono. 
Floresta da Alemanha- 2011

Viva as árvores, e deixem elas viverem com dignidade e respeito que elas merecem!
Elas desempenham um papel fundamental em nossas vidas, não só quando viram utensílios, móveis, papeis, mas principalmente quando estão vivas e em pé!
Vamos abraçar as árvores, e não destruí-las! Isso é muito bommmmm!!!
E para homenagear as árvores, e a chegada da Primavera, assim como toda a paisagem natural, resolvi publicar novamente um dos meus artigos que mais gosto. Espero que gostem!





Só quem está atento, sorri ao ver os presentes da natureza!

Você já reparou que o tempo está passando muito rápido? E que passamos parte dele presos aos nossos pensamentos estressantes e depressivos, que nos impede de ver as coisas boas e de fácil acesso a todos? Por exemplo: você aprecia ver as  árvores floridas enquanto se desloca de um lugar para outro? Tem olhado para o céu, admirado o sol, as nuvens, as estrelas e a lua? Qual foi o último nascer ou pôr do sol que você viu?

Bem, a natureza nos proporciona sem cobrar nada um show de cores e de beleza diariamente, mas muitas pessoas passam desatentas a tudo isso, não dando tanta importância à presença da natureza. Ela nos presenteia 24 horas por dia, basta prestarmos atenção a ela, e observaremos algo surpreendente: como o formato das nuvens, a comunicação entre  as formigas, o formato das folhas, os aromas e as cores das flores, o pulo de um gato, o bater de asas de uma borboleta, o barulho da chuva, o assobiar do vento, a lua cheia...e muito mais!

Temos que começar a mudar antes que seja tarde demais! As pessoas precisam resgatar essa harmonia com o meio ambiente e, conseqüentemente se religar a uma força maior, e com a  nossa essência,  que, independente do nome que a dão nas diferentes religiões, nos traz paz de espírito e força, além de nos deixar encantadas com sua beleza. Quem já tem costume de apreciar a natureza sabe disso.

Acho impossível não se emocionar e sorrir ao ver uma bela árvore, ao ver o balé das borboletas sobre as flores,  ouvir o cantar dos pássaros e observar a simplicidade e beleza das flores.

Tento aprender com a natureza que a felicidade está em saber esperar à hora certa de florir, e que a beleza externa é efêmera, diferentemente da interna. Observo que a  felicidade está na simplicidade das coisa, assim como no modo de se relacionar com nossos irmãos da mesma ou de outra espécie, diferentemente do que se fala por aí,  a felicidade está ligada ao ato de ser e não de ter inúmeros bens de consumo.
É momento de mudarmos nossas atitudes e reciclarmos nossas crenças,  como nossos ancestrais, e voltarmos a nos alinhar com a mãe Terra!

Aproveite o dia de amanhã e faça esta lição de casa: observe mais, respeite mais e coloque mais amor no seu dia-a-dia. Tenho certeza que se muitos a fizerem, muitas mudanças de atitudes internas e externas serão sentidas por todos e viveremos num período de mais paz e harmonia.

E como diz Antoine de Saint-Exupéry, no livro O Pequeno Príncipe- “Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas.

Cative mais, e se responsabilize em cultuar a simplicidade de vida e entre em harmonia com o Planeta, se sentindo como parte dele e não como um ser superior que usa a natureza para o seu bem-estar.

Não se perca buscando inspiração, apenas, nas telas de celulares e notebooks: olhe para fora, e contemple as maravilhas da natureza, cheias de simplicidade, cores, odores e  formas! Sorria.. Respire fundo e recarregue suas energias!
Se todos fizessem isso, com certeza o mundo seria mais pacífico, pois respeitaríamos a nossa espécie, e a todas as outras, e o utópico desenvolvimento  sustentável seria possível.

#Reconectejácomsuaessencia

Érica Sena: bióloga, gestora ambiental, educadora



<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...