Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

26/10: Palestra sobre destinação correta de resíduos do Projeto descarte ON (SP)

 Descartes: um simpático robô cujo corpo é composto por REEE

 Equipe do projeto descarte ON realiza palestra sobre destinação correta de resíduos na Faculdade Santa Marcelina
 Objetivo é apresentar a iniciativa realizada na Lapa, voltada a eletroeletrônicos, e reforçar a responsabilidade de todos na difusão da reciclagem em geral

Quarta-feira, 26 de outubro, a partir das 11h, a equipe do projeto descarte ON realiza a palestra “O resíduo que geramos precisa de uma destinação correta”, sobre a importância da logística reversa de resíduos eletroeletrônicos e da reciclagem em geral, na Faculdade Santa Marcelina (Rua Dr. Emílio Ribas, 89 – Perdizes).

O descarte ON é um projeto inédito de logística reversa de resíduos eletroeletrônicos (REEE) resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, que tem a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de dezembro de 2016 no bairro da Lapa.

Durante a palestra, Yuko Aoki, Perita da Equipe da JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, e Helena Terzella, Técnica da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), irão apresentar o projeto descarte ON a alunos, professores e convidados da instituição.

Para apoiar na divulgação do projeto descarte ON, o Descartes, um simpático robô cujo corpo é composto por REEE, será apresentado aos participantes, além da distribuição dos folhetos para o público.

O objetivo do descarte ON é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa do REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde humana, e utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos com a execução do projeto-piloto na criação do futuro sistema de reciclagem de REEE no Brasil, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.

Na oportunidade, a especialista da AMLURB irá abordar também o projeto Retalho Fashion, realizado em parceria com o Sinditêxtil-SP (Sindicato das Indústrias de Fiação e Tecelagem do Estado de São Paulo) na região do Bom Retiro, em São Paulo (SP), onde há cerca de 1.200 confecções, que produzem 12 toneladas de resíduos têxteis por dia. O objetivo do projeto é formalizar o trabalho de catadores e reaproveitar os resíduos por meio de empresas recicladoras, evitando o descarte de forma desorganizada e sem preocupação ambiental.

Sobre o projeto descarte ON
A “Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos” promulgada em Agosto de 2010 determina a responsabilidade compartilhada pelo manejo de resíduos eletroeletrônicos (REEE), pela qual se prevê que o consumidor devolva os REEE por meio do comércio, para que a indústria e os importadores realizem um tratamento de maneira que diminua os prejuízos ambientais.
O Brasil registrou um aumento drástico no volume gerado de REEE, fazendo com que a sua gestão adequada se tornasse uma questão urgente a ser resolvida.
descarte ON é um projeto-piloto implantado no bairro da Lapa. Ele foi criado para coletar, por intermédio das lojas participantes, os eletroeletrônicos descartados pelos consumidores e realizar o transporte a uma recicladora existente no Estado de São Paulo, levando ao seu processamento/reciclagem de maneira adequada.

Mais informações no site http://descarteon.jica.eco.br/

Fonte: Veropress Comunicação
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...