Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 18 de outubro de 2016

Embalagens vazias de defensivos agrícolas com destino ambientalmente correto no Sistema Campo Limpo

Sistema Campo Limpo supera 400 mil toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas destinadas de forma ambientalmente correta

Em 15 anos de operação, programa bate marca histórica e se consolida como referência na destinação de resíduos sólidos

O Sistema Campo Limpo (logística reversa das embalagens vazias de defensivos agrícolas) acaba de superar uma importante marca. No ano em que o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) comemora 15 anos de atividade, o Sistema registra mais de 400 mil toneladas de embalagens vazias de agrotóxicos destinadas de forma ambientalmente correta, desde o início de sua operação, em 2002.

A trajetória do programa é marcada por evolução constante em qualidade e quantidade. 

Quando iniciamos as atividades, registrando 3.768 toneladas destinadas corretamente no primeiro ano, não imaginávamos que cresceríamos tanto em tão pouco tempo. Este ano, nossa previsão é encaminhar para destinação ambientalmente correta cerca de 44.500 toneladas de embalagens vazias de defensivos agrícolas”, comemora João Cesar M. Rando, diretor-presidente do inpEV.

Uma das principais razões para que o Sistema alcance resultados tão expressivos é a adoção do conceito de responsabilidade compartilhada, que engaja todos os elos da cadeia agrícola – agricultores, fabricantes, revendedores e poder público no cumprimento da legislação. Mesmo depois de servir como modelo para outros setores no que se refere à logística reversa, inspirando inclusive a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), instituída em 2010 pela Lei 12.305 e regulamentada pelo Decreto 7.404/10, o Sistema continua focado em inovação e aperfeiçoamento constante para obter ganhos de eficiência e buscar a autossuficiência econômica.

“Os números positivos refletem nossa preocupação em obter soluções que garantam uma eficiente gestão dos resíduos sólidos pelo bem do planeta e das futuras gerações”, afirma o diretor-presidente.

Sobre o inpEV
Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) coordena o Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo
Gerenciado pelo inpEV, o Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.brno FacebookYoutube e Instagram.

Fonte: Ogilvy 
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...