Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Fórum dos Países Vulneráveis ao Clima anunciaram seu compromisso de atingir 100% de energia renovável.

No último dia da COP 22, as 43 nações do Fórum dos Países Vulneráveis ao Clima (CVF) anunciaram seu compromisso de atingir 100% de energia renovável. Com certeza é um compromisso ousado, se tratando de países tão pequenos, que enfrentam  dificuldades de atrair investimentos para o uso de energias limpas. O anúncio destes países vulneráveis foi comemorado por Al Gore e pela ex-secretária executiva da ONU para mudanças climáticas, Christiana Figueres, entre outros.

Leia o  release  abaixo,e  depois dele, as aspas das personalidades que comentaram sobre esta iniciativa. 

FÓRUM DAS NAÇÕES VULNERÁVEIS AO CLIMA COMPROMETE-SE COM AÇÃO CLIMÁTICA MAIS FORTE

• Os mais de 40 países integrantes do Fórum atualizarão seus NDCs o mais cedo possível antes de 2020
Todos estabeleceram como meta ter 100% da produção nacional de energia renovável o mais rápido possível

O Fórum de Países Vulneráveis ao Clima - Climate Vulnerable Forum (CVF) concordou durante sua Reunião de Alto Nível na Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, realizada em Marrakech, que a ação climática não limita o desenvolvimento – pelo contrário, ela o fortalece.  Os Ministros e Chefes de Delegação do CVF adotaram o Comunicado de Marrakech e a Visão de Marrakech. O Comunicado apela por uma maior ambição climática, enfatizando que qualquer país com um NDC ainda não conforme com a sua parte justa e consistente com o objetivo de longo prazo do Acordo de Paris tem de atualizar as contribuições até 2020, o mais tardar. Também pediu o cumprimento de compromissos, o investimento em financiamento climático e a necessidade de transformar o mercado.

A Visão adotada reconhece as medidas que o Fórum tomará para manter os perigos das alterações climáticas dentro do mínimo absoluto e para maximizar as vantagens obtidas dos benefícios da ação climática, incluindo o esforço para atingir 100% de energia renovável o mais tardar entre 2030 e 2050, reforçando o comprometimento dos mais de 40 integrantes do grupo de tomar medidas para limitar o aquecimento global a 1,5 graus Celsius acima dos níveis pré-industriais.

O ex-Presidente do Climate Vulnerable Forum, Dr. Gemedo Dalle, do Ministério do Meio Ambiente, Floresta e Mudança Climática da Etiópia, convidou todos os membros do CVF a buscarem uma ação climática doméstica robusta e incentivou outros países a cumprir os objetivos que o Fórum adotou. O ministro Dalle acrescentou: 

"Sem uma ação climática mais forte, poderemos não sobreviver, e isso não é uma opção".

Mattlan Zackhras, Ministro em Assistência ao Presidente das Ilhas Marshall disse que este é um momento crucial na liderança e transformação do clima que pode garantir um futuro mais seguro para as comunidades vulneráveis. O ministro Zackhras acrescentou: 
"Estamos sendo pioneiros na transformação para 100% de energia renovável, mas queremos que outros países sigam nossos passos para evadir os impactos catastróficos que estamos sofrendo por causa de furacões, inundações e secas".

Evelyn Cruzada, executiva do Secretário de Gabinete das Filipinas disse que as ações climáticas gerarão a renda necessária para financiar os planos de adaptação. A secretária Cruzada acrescentou: 

"A ação climática não é opcional e nem a obrigação dos países desenvolvidos de apoiar um desenvolvimento resiliente ao clima. A adaptação é fundamental para a capacidade de países vulneráveis, como as Filipinas, também prosperarem. "

Edgar Gutierrez, Ministro do Meio Ambiente e Energia da Costa Rica disse que alcançar o objetivo de manter o aquecimento do planeta em 1,5 C requer um sentido imediato de urgência de todas as partes. O Secretário Gutierrez acrescentou: 

"Nós não sabemos o que os países ainda estão esperando para avançar para a neutralidade líquida do  carbono e 100% de energia renovável, todas as partes devem iniciar a transição, caso contrário todos nós vamos sofrer."

Saleemul Huq, Diretor do Centro de Mudança Climática e Desenvolvimento de  Bangladesh e Presidente do Grupo Consultivo de Especialistas do CVF disse que a liderança sem precedentes do CVF nesta declaração desafia outros países a agir. Huq acrescentou: 
"Estou emocionado por estar vivendo esse momento histórico, os países do CVF abriram o caminho para um mundo muito mais seguro, saudável e próspero".

Comentando os próximos passos, Kare Chawicha, Ministro de Estado do Meio Ambiente, Floresta e Mudança Climática da Etiópia, disse que a mitigação dos impactos da mudança climática requer esforços concertados e engajamento de todo o espectro da sociedade, do governo aos cidadãos. O ministro de Estado Chawicha adicionou: 

"Nós prometemos informar e educar todos sobre riscos do clima e o impacto de adotar açoes, das contribuições do governo às menores iniciativas dos indivíduos."

Documentos
Visão de Marrakech www.thecvf.org/marrakech-vision
Comunicado de Marrakech: www.thecvf.org/marrakech-communique


Fundado em 2009, o Climate Vulnerable Forum é uma parceria internacional de mais de 40 nações da África, Ásia, Caribe, América Latina e Pacífico que trabalha para combater as mudanças climáticas globais através da colaboração em objetivos comuns, comunicação e compartilhamento de experiência e conhecimento.

"O compromisso de hoje dos países membros do Climate Vulnerable Forum de avançar para alimentar suas economias inteiramente com energia renovável é uma visão ousada que estabelece o ritmo para os esforços do mundo para implementar o Acordo de Paris e avançar ainda mais rapidamente para resolver a crise climática. Esses compromissos ambiciosos e inspiradores mostram o caminho para os outros e dão a todos nós um otimismo renovado de que vamos enfrentar o desafio diante de nós e enfrentá-lo a tempo ".
Al Gore, ex-vice-presidente dos EUA e Presidente do Projeto Climate Reality

"Congratulo-me com a Declaração do Climate Vulnerable Forum, que destaca a necessidade de uma ação climática urgente para proteger os mais vulneráveis ​​e permitir que todos prosperem. Nossa meta deve ser abaixar a curva de emissões até 2020 para limitar o aumento da temperatura a 1,5 graus C e permitir uma transição ordenada e justa. Para isso, temos de acelerar a mudança de capital e promover uma colaboração radical entre todas as partes interessadas. Nós podemos fazer isso.”
Christiana Figueres, Ex-Secretária Executiva da UNFCCC

"Os compromissos assumidos hoje pelo Climate Vulnerable Forum são impressionantes e inspiradores. Eles mostraram mais uma vez sua liderança moral neste processo com compromissos do mundo real para a ação. Esses países já estão vivendo a terrível realidade da mudança climática hoje e sua própria existência está em jogo. A UE está com eles e seu empenho em uma maior ambição nos próximos anos ".
Miguel Arias Canete, Comissário Europeu para a Ação Climática e Energia

"O Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável congratula-se com o anúncio feito hoje pelos 47 países do Climate Vulnerable Forum de que aumentarão seus compromissos climáticos, ampliarão as energias renováveis ​​e desenvolverão estratégias de baixa emissão a longo prazo. O mundo empresarial é um parceiro-chave de implementação para os governos em todo o mundo à medida que se esforçam para implementar os seus NDCs, fornecendo soluções inovadoras para atender as necessidades energéticas de milhões de pessoas. Este anúncio é um voto de confiança na ação coordenada internacionalmente sobre mudanças climáticas. Agora, mais do que nunca, temos de continuar a trabalhar juntos para expandir a implementação do Acordo de Paris e acelerar a transição para uma economia de baixo carbono ".
Peter Bakker, Presidente, Conselho Empresarial Mundial para o Desenvolvimento Sustentável    

Fonte: Aviv Comunicação

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...