Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Pesquisa do descarte ON avalia o nível de conhecimento sobre logística reversa de eletroeletrônicos


Pesquisa: http://www.descarteon.jica.eco.br/pesquisa.html#top
Pesquisa quer avaliar nível de conhecimento da população sobre responsabilidade compartilhada na reciclagem de resíduos

Levantamento é organizado pelo projeto descarte ON, de logística reversa de eletroeletrônicos, que está sendo realizado na Lapa até 31 de dezembro

 A gestão inadequada dos resíduos, entre eles os eletroeletrônicos, gera inúmeros danos ambientais que comprometem seriamente a qualidade de vida da população. À medida que aumenta o número de habitantes nas cidades, cresce também o volume de material a ser reciclado, assim como os desafios de implantar, ordenar e gerenciar de modo sustentável os resíduos gerados.

Ao contrário do senso comum, o consumidor final tem papel essencial na eficiência do processo de descarte correto desses resíduos sólidos. Essa responsabilidade compartilhada envolve ainda fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, além dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos.

Para ter ideia, segundo dados da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), o volume de REEE (resíduos eletroeletrônicos) gerado na cidade de São Paulo em 2014 foi estimado em 70 mil toneladas, mas apenas 2% foram coletados e tratados adequadamente.

Diante deste cenário foi desenvolvido o descarte ON, projeto inédito de logística reversa de resíduos elétricos e eletrônicos (REEE), resultado de parceria entre os governos do Japão e do Brasil, que conta com a participação de varejistas, associações e empresas de reciclagem e será realizado até 31 de dezembro de 2016 no bairro da Lapa.

O objetivo do projeto é sensibilizar o cidadão paulistano sobre a importância do descarte correto e da Logística Reversa do REEE, evitando prejuízos ao meio ambiente e à saúde, e utilizar os conhecimentos, dados e informações obtidos com a execução do projeto-piloto na criação do futuro sistema de reciclagem de REEE no Brasil, desde a coleta e o transporte, até a reciclagem e a destinação correta do resíduo.

O projeto disponibiliza uma pesquisa no site do descarte ON, para avaliar o nível de conhecimento sobre logística reversa de eletroeletrônicos e responsabilidade compartilhada na reciclagem de resíduos, cujo link é: 

Os resíduos eletroeletrônicos envolvidos no projeto são os de pequeno e médio porte, como eletrodomésticos em geral, liquidificadores, espremedores, ferros de passar, aparelhos de áudio e vídeo, câmeras fotográficas e filmadoras, além de computadores, laptops e celulares; e os de grande porte, como TVs e linha branca (geladeiras, fogões, máquinas de lavar e secadora de roupas, e aparelhos de ar-condicionado). Não estão incluídos itens como baterias, pilhas secas, lâmpadas fluorescentes e tonners de impressora.

Métodos de coleta – Há dois tipos de coleta: um para itens de pequeno e médio porte e outro para os de grande porte.

Na Coleta nas Lojas, o próprio consumidor poderá depositar esses resíduos em caixas de coleta especiais e devidamente identificadas no interior dos estabelecimentos participantes na região da Lapa.

Coleta na sua Casa é voltada a itens de grande porte (TV, geladeira, máquina de lavar e secadora de roupas, fogão e aparelho de ar condicionado). Funciona assim: ao comprar qualquer um dos 5 tipos de eletroeletrônicos citados ‒ TVs geladeiras/freezers, fogões, máquinas de lavar/secadoras e aparelhos de ar-condicionado ‒ nas lojas participantes, se o consumidor quiser descartar o aparelho antigo poderá solicitar a coleta em domicílio.

Esta coleta tem o valor simbólico de R$ 10,00 por unidade e está restrita ao tipo e quantidade de equipamentos comprados, ou seja, o cliente que adquirir uma geladeira poderá descartar uma geladeira, e assim por diante.

O valor irá cobrir parte do custo de transporte para a coleta, que vai abranger apenas o município de São Paulo. Demais custos serão cobertos pela JICA (Japan International Cooperation Agency).

O prazo para coleta será de 30 dias corridos da data da compra do eletroeletrônico novo. Como a coleta pode levar alguns dias para ser realizada após a solicitação, o ideal é que o agendamento seja feito o quanto antes.

Lista das lojas participantes na Coleta nas Lojas


Lista das lojas participantes na Coleta na sua Casa


Para visualizar o mapa da localização de cada loja participante, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/como-descartar.html#top

Sobre o projeto descarte ON
O projeto de cooperação técnica descarte ON é um Projeto Piloto do Projeto JICA de Logística Reversa de Resíduos Eletroeletrônicos no Brasil” que foi discutido e acordado entre o Governo Federal e a JICA com o objetivo de proporcionar apoio à implementação da Logística Reversa de REEE no Brasil. Este projeto é conduzido em parceria com as partes interessadas do lado brasileiro e os dados, informações, conhecimentos e experiências adquiridos serão utilizados posteriormente como referência para a implementação da Logística Reversa no Brasil.

Este novo esforço tem como contexto a política de cooperação técnica da JICA voltada para o controle de resíduos que posiciona o manuseio apropriado de produtos perigosos como assunto de suma importância e propõe realizar de maneira consistente a coleta/processamento apropriado de REEE, inclusive daqueles que contém resíduos perigosos.

O governo brasileiro promulgou em 2010, a "Lei da Política Nacional de Resíduos sólidos (Lei 12.305/2010)", que considera como "responsabilidade compartilhada entre fabricantes, distribuidores, comerciantes e consumidores" para aqueles produtos que causam grandes impactos ao meio ambiente quando descartados. Como o REEE se enquadra como produto alvo, o consumidor precisa devolver os eletroeletrônicos em desuso para a loja ou distribuidores.

Os REEE's devolvidos precisam ser processados e reciclados de maneira apropriada por conta e responsabilidade dos fabricantes e/ou importadores.

Conforme pode ser observado, como na logística reversa de REEE, que envolve muitas partes interessadas privadas do setor, este projeto está sendo desenvolvido com a participação ativa e efetiva das empresas e associações representativas da indústria, lojistas, distribuidores e recicladores. Como projeto JICA, trata-se de um esforço inédito e ambicioso.

Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/ e o Facebook: https://www.facebook.com/descarteon/

Parceria entre os governos
A iniciativa reúne a JICA (Japan International Cooperation Agency), órgão do governo japonês responsável por implementar ações que apoiem o crescimento e a estabilidade socioeconômica de países em desenvolvimento, o MDIC (Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços), o MMA (Ministério do Meio Ambiente), a Prefeitura de São Paulo – por meio da Secretaria de Serviços e da AMLURB (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), e a Agência Brasileira de Cooperação (ABC).
Mais informações sobre projeto, acesse o site http://descarteon.jica.eco.br/

Sobre a JICA
A JICA é o órgão do Governo Japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA) que apoia o crescimento e a estabilidade socioeconômica com o objetivo de contribuir para a paz e o desenvolvimento da sociedade internacional. A organização presta assistência a mais de 150 nações.

Fonte: Veropress Comunicação

<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...