Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Verdejando 2016: Apoia ações da sociedade civil e incentiva a um novo olhar sobre o verde.

Crédito de Imagem: G1

Apoio a ações da sociedade civil e incentivo a um novo olhar sobre o verde dão o tom do Verdejando 2016

Pela janela do carro, entre as passarelas e viadutos, discreto entre os muros, dos menores tamanhos a alturas imponentes, como quem se esconde ao mesmo tempo em que procura dividir o protagonismo com a cidade. O verde está aqui, mas nem sempre somos capazes de enxergar. 

A perda de capacidade de vê-lo, ou “cegueira botânica”, é o que o Verdejando traz à tona em 2016, de 4 a 19 de novembro, propondo, além do plantio de árvores, um novo olhar sobre o verde na cidade e o reconhecimento de ações da sociedade civil, que já estão fazendo a diferença pela natureza. Iniciativa da Globo com o objetivo de conscientizar e mobilizar a população sobre a importância do verde na vida da cidade, o projeto chega à sua quarta edição com uma série especial de reportagens, mutirões de plantio e diversas atividades de caráter educativo e cultural.

Contando com a participação do público, a primeira ação do Verdejando é no ‘Bom Dia São Paulo’, quando os espectadores são convidados a enviar vídeos, feitos com o celular, mostrando os cantinhos verdes da cidade e denunciando casos de maus tratos às árvores. 

No dia seguinte, sábado, é a vez de os amantes da fotografia participarem, gratuitamente, de uma expedição fotográfica pelo centro de São Paulo com a turma do Click a Pé. Ali, eles poderão direcionar suas câmeras para encontrar o que há de árvores, plantas e vegetação na capital. Essas imagens ganharão uma galeria na página da Globo em São Paulo e serão exibidas ao longo da semana na programação de Jornalismo da Globo.

Na semana de 7 a 12 novembro, os jornais locais darão destaque a diversos assuntos relacionados ao tema. O principal deles será a cegueira botânica,  quando as pessoas deixam de perceber o verde na paisagem.  

Segundo o botânico Marcos Buckeridge, professor da USP e especialista em reflorestamento urbano, esse mal afeta praticamente 90% dos paulistanos. Também será mostrada a importância de cuidarmos das árvores para que elas resistam aos temporais de verão; as polêmicas em relação às políticas de concessão dos parques e praças; a importância da mata ciliar para a recuperação dos rios e, claro, uma visita especial à algumas das 2.233 árvores plantadas pelo projeto desde 2013. Além das matérias realizadas por Cinthia Toledo e pelo repórter cinematográfico Luciano Matioli, há a participação especial do repórter Pedro Vedova, que vai mostrar como os Royal Parks, os pulmões verdes de Londres, são administrados.

E a partir do dia 11, a Globo promove ações em conjunto com iniciativas da sociedade civil para a preservação e conscientização da importância do verde na vida das pessoas

Entre as iniciativas estão a Quebrada Sustentável, Galpão Cultural, Novas Árvores Por Aí e Acupuntura Urbana. As ações incluem transformação de espaços públicos, plantio de uma pequena floresta de árvores nativas da mata atlântica, oficinas de hortas domésticas, tintas naturais, composteiras, entre outras atividades “mão na terra”.

Em seu quarto ano, o Verdejando, iniciativa da Globo em São Paulo, já realizou 240 reportagens, distribuiu mais de 60 mil mudas e incentivou o plantio de 2,2 mil árvores nas cinco regiões da cidade.

Programação:

Mutirão Perus
Data: 11 de novembro, das 9h às 13h
Endereço: Rua Bernardo José Lorena, S/N (atrás do CEU Perus) – Vila Fanton

Mutirão União de Vila Nova
Data: 12 de novembro, das 9h às 17h
Endereço: Travessa Rio Campanha, 45 (Travessa Jacobina) – União de Vila Nova    

Mutirão Parque Belém
Data: 19 de novembro, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Celso Garcia, 2231- Belenzinho

Fonte: Assessoria de Comunicação da Globo

Aproveito para agradecer ao Verdejando pelo  vasinho de Alecrim que recebi esta semana! Adorei!


#Verdejando #Globo

Érica Sena


<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...