Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

O que o lixo produzido tem a ver com o aquecimento do planeta? Érica Sena

Crédito de Imagem: Thiago Greggory

Você sabia que a sua produção diária de lixo contribui para aumentar o aquecimento global?  

 É necessário lembrar que o lixo, não deixa de existir, porque você o descartou. De repente, para você, ele não existe mais, mais para a natureza continua a ter um tempo de vida longo, chegando até centenas de anos. Pensando nisso, temos que ter responsabilidade em destiná-los corretamente, afim de impactar da menor forma o meio ambiente.

No Ciclo de Vida de qualquer produto, que vai da extração de matéria prima até seu destino final, passando pela produção, transporte comercialização, e sua utilização, há emissão de gases do efeito estufa (CO2, CH4), causadores do aquecimento do Planeta. Mas, é no destino final, com a decomposição do “lixo” que o problema se agrava, pois, se emite grande quantidade de metano (CH4).

O nosso lixo, depois de descartado, segue em grande parte para os aterros sanitários na melhor das hipóteses, ou para lixões, rios/córregos, etc, contaminando e poluindo solo e água. Infelizmente, uma grande parte da população ainda não aprendeu a separar o material reciclável do seu lixo orgânico, destinando à cooperativa, postos de entrega voluntárias ou catadores, consequentemente, a maioria deles são perdidos e deixam de voltar para a cadeia produtiva, através do processo de reciclagem, sendo necessária extração de mais recursos naturais.

No aterro sanitário haverá a decomposição da parte orgânica do lixo, gerando o gás metano (CH4): o pior dos gases estufas, pois é 25 vezes mais potente do que o gás carbônico. O metano faz parte dos gases que devem ter queda de emissões, segundo a proposta do Protocolo de Kyoto, por isso que foi dito que é no destino final que a emissão de gases é maior.

Para se estudar todos os riscos durante todo o processo do ciclo de vida, e identificar um caminho menos agressivo ao ambiente foi criada uma ferramenta padronizada pela ISO 14040, chamada de Análise de Ciclo de Vida, usada para avaliar as alternativas energéticas mais adequadas para ser aplicada num lugar específico, que identifica os impactos ambientais desde a matéria-prima, passando para a produção, utilização, até chegar à disposição final de seus resíduos. Ou seja, uma análise “do berço ao túmulo”. Atualmente um novo conceito foi criado, ao invés do berço ao túmulo, do berço ao berço (Cradle to Cradle) criando um sistema produtivo circular, onde não existe o lixo, tudo entra novamente no ciclo, sem desperdício.

Em relação ao lixo e a emissão de metano, existe uma boa solução?

Sim, meus amigos. Durante a decomposição do lixo orgânico há produção de uma gás formado principalmente por metano, denominado: Biogás. Ele é uma excelente fonte de energia limpa que pode ser usada em substituição aos combustíveis fósseis.   O aproveitamento do biogás como fonte energética ocorre através da sua captação em aterros desativados (Aterro Bandeirantes-SP), usando como matéria prima o lixo, e o transformando em energia através de biodigestores. Não é só do lixo que podemos fazer a captação deste gás, mas nas fezes de animais, esgoto, sendo assim indústrias agropecuárias e Estações de tratamento de esgoto podem se beneficiar dessa técnica que reaproveitar essa energia.

Hoje no mercado existem biodigestores de vários tamanhos, podendo ser usados em locais pequenos ou indústrias, no campo ou na cidade.

 Esta fonte de energia renovável é uma saída ambientalmente correta e lucrativa, através da venda dos Créditos de Carbono. Além de ser uma fonte energética, o uso do biogás evita que concentrações enormes de metano seja enviada para atmosfera, ajudando na diminuição das emissões dos gases estufa.

Há meses atrás foi inaugurada em Caieiras, município da Grande São Paulo, uma termelétrica movida a biogás de aterro sanitário do Brasil: Termoverde Caieiras pelo grupo Solvi.

Segundo informações da própria Termoverde, ela tem potência instalada de 29,5 MW e gera energia limpa a partir do resíduo depositado no aterro sanitário da Essencis. O gás metano, decorrente da decomposição dos resíduos orgânicos depositados no aterro, é o combustível utilizado para a geração de energia. A geração de energia a partir do metano é uma forma sustentável de valorização dos gases, além de gerar créditos de carbono.

  Nós, consumidores, também podemos ajudar a diminuir o aquecimento global, usando os 5 R´s do lixo: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar.  

Se junte aos consumidores conscientes!
                                                                                                                                      Érica Sena
* Bióloga, Gestora Ambiental, Educadora Ambiental, Blogueira
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...