Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Encontro Paulista de Astronomia reúne 3 mil pessoas em Itapetininga (SP)


Realizado pelo Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga em parceria com diversas instituições, o evento contou com expressiva participação da sociedade civil

No último dia 20 de maio, o Instituto Federal de São Paulo - Campus de Itapetininga sediou em suas dependências o Encontro Paulista de Astronomia (EPA).




Em sua terceira edição, o evento contemplou uma série de atividades voltadas à astronomia e a ciência, tais como palestras, minicursos, exposições temáticas, tour científico com experimentos educativos, planetário inflável, contação de histórias, venda de artigos, entre outras. Das 14 às 22 horas, estudantes, professores, famílias e demais apreciadores da natureza e do espaço tiveram a oportunidade de aprender de forma lúdica sobre o universo, além de tirar dúvidas com membros de entidades de astronomia com atuação no Estado de São Paulo.

abertura do evento ocorreu às 14:30hs, a qual contou com as presenças do Diretor Geral do IFSP de Itapetininga, Ragnar Hammarstrom, do Organizador Geral do 3° EPA, Rodrigo Raffa, e do representante da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON), Renato Poltronieri. À tarde, as palestras, minicursos e exposições cativaram um grande número de pessoas; e no período noturno o planetário se sobressaiu, esgotando-se os ingressos para as sessões. Apesar da observação das 19hs não ter ocorrido em razão do tempo nublado, as atrações supriram as expectativas do público. No âmbito das participações, os destaques ficaram por conta dos astrônomos Cristian Westphal, Raphael Garcia e Roberto Boczko.

Em depoimento, Flávio do Nascimento, 38, doutorando em Ensino de Astronomia pela UNICAMP e formador de professores da educação básica em astronomia pela Secretaria de Educação de Monte Mor, salientou a importância do encontro. “O ensino da astronomia infelizmente não consegue atingir todas as pessoas, de modo que a ausência de conhecimentos básicos é muito comum na escola. O evento é uma oportunidade, trazendo especialistas e materiais que poucas pessoas podem ter contato. Quantas pessoas têm acesso a encontrar e pegar meteoritos? Proporcionar isso à comunidade é realmente algo fantástico".

A comunidade participou ativamente, merecendo realce a presença maciça dos estudantes. É o caso dos jovens Gabriel Pereira, 14, aluno do 9° ano da E.E. Abilio Fontes, Gabriel Saad, 13, e João Rodrigues, 14, alunos do 8° e 9° anos do Instituto Imaculada Conceição, respectivamente. Os amigos de Itapetininga se encontraram por acaso e se entusiasmaram, pontuando Gabriel Saad que o evento “tem as experiências certas para entrar no mundo da física”. Já Marcos Rodrigues, 18, aluno do 3° ano do Ensino Médio, veio de Angatuba com a E.E. Ivens Vieira, se impressionando com um experimento que simulava uma usina hidrelétrica.

Muitas famílias compareceram, integrando-se pais, filhos e demais entes queridos em um ambiente de conhecimento e lazer. Mariana Rossi, 35, mãe de Maria Rossi, 9, declarou que descobriu muitas coisas novas junto com a sua filha e gostou muito de vê-la interessada e interagindo. “Algumas coisas ela já viu na escola ou ouviu dizer e na hora se lembrou. Ela amou os meteoritos e ficou curiosa em saber mais sobre a Lua. Ao chegar em casa, contou cada detalhe do evento para o pai. Gostamos de tudo, ficará para sempre gravado na memória dela”, acrescenta.
Dante Ghirardello, 23, representante de um dos clubes presentes, o Grupo de Astronomia de Birigui (GAB), avalia positivamente. “Para nós a participação propiciou uma experiência única. A viagem de mais de 400 km de Birigui para Itapetininga, não deixou os participantes desanimados, esperando por muitas atrações científicas. A confirmação do sentimento de missão cumprida foi resguardado pela excelente organização do evento, que mesmo com tempo fechado tornaram o evento um sucesso total”.

Aproximadamente três mil pessoas passaram pela edição 2017 do EPA, evento gratuito e aberto a população. Em seu terceiro ano, esteve sob a responsabilidade do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga, o qual contou com uma rede de apoiadores para a sua realização, a saber: Biblioteca Municipal de Itapetininga, Centros Acadêmicos Marie Curie (IFSP) e Max Planck (UFSCar), Clube de Astronomia de Nhandeara (ASTROCAN), IFSP Itapetininga, Impacto Digital, Meteoritos André Moutinho, Planetário Polo Cuesta de Botucatu, Projeto Ciência e Astronomia, Projeto Viajantes Cósmicos e Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON).
Os conteúdos dos minicursos e das palestras foram disponibilizados online e podem ser acessados através do seguinte link: 

Outras informações podem ser consultadas no site oficial: https://www.epa2017.com.br/ e na página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/epaitapetininga/. 

Sobre o evento
Encontro Paulista de Astronomia (EPA) é um evento de abrangência estadual que ocorre anualmente desde 2015, sendo organizado a cada edição por um clube de astronomia do Estado de São Paulo. Em seu terceiro ano, reuniu cerca de 3000 pessoas nas dependências do Instituto Federal de São Paulo - Campus de Itapetininga, na cidade homônima, ficando sob a responsabilidade do Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga. Dentre as atrações, as palestras, os minicursos, as exposições, os experimentos e o planetário atraíram um maior número de interessados ao longo do dia.

Sobre o Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga
Clube de Astronomia Centauri de Itapetininga é uma associação civil que visa fomentar a divulgação e o ensino de astronomia às escolas e ao público em geral, congregando astrônomos profissionais e amadores em seu quadro de membros. Fundada no ano de 2015 em Itapetininga/SP por Rodrigo Felipe Raffa, a entidade desenvolve continuamente iniciativas na Região Metropolitana de Sorocaba, mantendo parceria oficial com a NASA (Agência Espacial Americana). 


Fonte: Antonio Gabriel - Setor de Comunicação do EPA
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...