Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 10 de setembro de 2017

‘Verdejando’ chega a sua 5ª edição e expande atuação para a Grande São Paulo

http://redeglobo.globo.com/sao-paulo/noticia/verdejando-chega-a-sua-5-edicao-e-expande-atuacao-para-a-grande-sao-paulo.ghtml

Iniciativa da Globo em SP em parceria com o Jornalismo teve início nesta sexta-feira, dia 1° de setembro

Uma ideia plantada em 2013 semeou com muita força e, agora, chega à sua quinta colheita: o ‘Verdejando’, conjunto de ações do Jornalismo e da Comunicação da Globo em São Paulo, volta ao ar e às ruas a partir do dia 1º de setembro, mês da primavera. A intenção da iniciativa é estimular a mobilização e a conscientização da população sobre a importância do verde para a vida de São Paulo e seus habitantes.

Com reportagens no ‘Bom Dia SP’, no ‘SP 1’ e no ‘SP 2’, o ‘Verdejando’ terá dois momentos diferentes nos telejornais: de 1º a  9 de setembro,  serão revisitados locais em que foram realizadas atividades em anos anteriores, para ver o que houve de melhoria e o que precisa ser revisto, como é o caso do Jardim Peri, que dá início ao projeto. O local recebeu ações do ‘Verdejando’ em 2013 e segue cultivando suas árvores. A grande novidade, neste ano, é que as equipes de jornalismo vão visitar algumas cidades da região metropolitana de São Paulo, como Guarulhos, São Caetano do Sul, Mauá e Osasco.

A partir do dia 11, serão apresentadas as novas atividades realizadas nas ruas, com especialistas que atuam nesta parceria. Em um bairro bastante populoso de Guarulhos, o Bonsucesso, serão realizadas diversas oficinas para as crianças e um mutirão de plantio no CEU Ponte Alta. Para Mauá, no dia 14/09, está planejado o plantio de árvores próximas a uma UBS (Unidade Básica de Saúde) da cidade. No bairro Cidade Tiradentes, onde existe apenas uma árvore a cada 60 pessoas (na região do Morumbi, essa média é de uma para cada três pessoas), e na Mooca, bairro bem árido da capital, haverá plantio em espaços considerados improváveis, com o objetivo de que as árvores fiquem bem próximas à circulação dos moradores. No primeiro, as ações serão concentradas da Rua dos Têxteis, no dia 14. Na Mooca, as atividades acontecerão na Avenida Henry Ford, no dia 18.

Outro lugar que necessita de grande atenção em relação ao verde é São Caetano do Sul: de acordo com dados da SOS Mata Atlântica, a cidade não tem nenhum sinal da mata atualmente. A ideia é enriquecer a Avenida do Estado, no dia 20, com cerca de 120 árvores nativas, criando um corredor de biodiversidade.

No dia da árvore, comemorado em 21 de setembro, o ‘Verdejando’ será levado a uma escola de Osasco para o plantio de árvores frutíferas com alunos e professores, como forma de conscientização dos alunos. Na Vila Nova Esperança, região do Butantã, onde já existe uma horta comunitária e um projeto para transformar o bairro em uma vila ecológica, a iniciativa vai levar, no dia 22, oficinas de permacultura, agrofloresta e capacitação para ajudar no desenvolvimento do projeto. Além disso, um mutirão de plantio de novas árvores e de conservação das já existentes também será realizado.

Outra atividade que beneficiará os paulistanos, em 23 de setembro, é o plantio de uma centena de árvores na entrada principal do Parque da Juventude, um local por onde passam milhares de pessoas todos os dias.

Nesta edição, o ‘Verdejando’ conta com apoio das Prefeituras Regionais de Cidade Tiradentes, Mooca, Casa Verde e Butantã, as Prefeituras de Guarulhos, Mauá, Osasco e São Caetano do Sul, e a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. 

Em 2017, a iniciativa quer estar mais perto das pessoas, no caminho por onde elas passam para trabalhar ou ir à escola, para que elas se relacionem cada vez mais com o verde, criando uma ligação positiva com as árvores e cuidando delas também”, explica Alexandre Mutran, gerente da Comunicação Regional da Globo em São Paulo.


Programação:

01/09 – Jardim Peri (Rua Koshun Takara)
11/09 – Guarulhos (CEU Ponte Alta)
12/09 – Mauá (UBS a ser definida)
14/09 – Cidade Tiradentes (Rua dos Têxteis)
18/09 – Mooca (Avenida Henry Ford)
20/09 – São Caetano do Sul (Avenida do Estado)
21/09 – Osasco (Escola a ser definida)
22/09 – Vila Nova Esperança (Butantã)
23/09 – Parque da Juventude

Fonte: Comunicação TV Globo 
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...