Um pedido para que os governos nacionais forneçam fundos para o fortalecimento dos sistemas de saúde destinados ao combate às mudanças climáticas veio da Associação Médica Mundial (WMA).
Em uma declaração adotada em sua Assembleia anual em Chicago, a WMA enfatiza a urgência de agir e de planejar nos níveis local, nacional e internacional para emergências climáticas.
O presidente da WMA, Dr. Yoshitake Yokokura, disse:
"Com a próxima conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas acontecendo dentro de menos de um mês, é importante que a voz dos médicos do mundo seja ouvida sobre os riscos que a mudança climática representa para a saúde".
A WMA diz que a influência humana no sistema climático é clara, com as recentes emissões de gases de efeito estufa sendo as mais altas da história. Mudanças climáticas recentes tiveram um impacto generalizado nos sistemas humanos e naturais. Evidências convincentes demonstram inúmeros riscos para a saúde que ameaçam todos os países. Estas incluem ondas de calor mais freqüentes e potencialmente mais severas, secas, inundações, tempestades e incêndios.
As mudanças climáticas, especialmente o aquecimento, já estão levando a mudanças no ambiente em que os caminhos da doença prosperam. Há disponibilidade e qualidade reduzidas de água potável, e piora a insegurança alimentar, levando à desnutrição e deslocamento da população. Embora a mudança climática seja universal, seus efeitos são desiguais, e muitas das áreas mais afetadas são as menos capazes de gerenciar os desafios que ela representa. Aqueles com geralmente a saúde mais fraca e a menor expectativa de vida e saúde serão menos capazes de se adaptar aos efeitos adversos do clima.
O Dr. Yokokura disse:
"Também estamos exortando os governos nacionais a proverem a saúde e o bem-estar das pessoas deslocadas por causas ambientais, inclusive aquelas que se tornam refugiadas devido às conseqüências das mudanças climáticas".
A Associação Médica Mundial é a confederação independente de associações médicas nacionais com 114 membros constituintes que representam mais de dez milhões de médicos. Atuando em nome de pacientes e médicos, a WMA se esforça para alcançar os mais altos padrões possíveis de cuidados médicos, ética, educação e direitos humanos relacionados à saúde para todas as pessoas
Íntegra da declaração: https://www.wma.net/policies-post/wma-declaration-of-delhi-on-health-and-climate-change/
Website da associação: www.wma.net
WMA no twitter: https://twitter.com/#!/medwma
Fonte: Aviv Comunicação
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">
---conte>
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco