Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

1ª Brasil Eco Fashion Week em São Paulo



A 1ª Brasil Eco Fashion Week ocorreu entre os dias 21 e 24 de novembro na Unibes Cultural em São Paulo. 

O evento teve por objetivo reunir marcas e profissionais da área da moda que tenham preocupação com os valores humanos e ambientais e com o consumo consciente dentro deste segmento. Através das diversas atividades foi possível aos participantes adquirir conhecimento sobre as soluções e iniciativas já existentes. Também foi possível dividir experiências de forma a identificar as mudanças necessárias para que este setor se torne cada vez mais sustentável. Nos dias 22 e 23 houve um showroom com marcas que buscam a sustentabilidade em pelo menos uma das etapas de sua produção.

 As marcas participantes puderam expor seus produtos e ter contato direto com o público, apresentando a forma com que cada iniciativa contribui para a sustentabilidade. O cuidado ambiental deve ir desde a produção da matéria-prima até o descarte, por isso, entre os itens expostos estavam peças feitas com algodão orgânico, materiais reciclados ou reutilizados, retalhos, tingimento natural, upcycling, entre outros. 

Estavam presentes também empresas que dão uma nova destinação a resíduos têxteis que seriam descartados, como o Banco de Tecidos, ou como a Retalhar e a Boomera que atuam transformando-os através do reprocessamento. 

Além da preocupação com o meio ambiente, outro assunto marcante do evento foi a preocupação com as condições de trabalho em toda cadeia produtiva. Neste tema destacou-se a participação e colaboração dos representantes da organização Fashion Revolution Brasil, unidade brasileira da organização mundial Fashion Revolution. Como explicado em seu site oficial, o movimento foi criado pelos líderes da indústria da moda sustentável após o desabamento do edifício Rana Plaza em Bangladesh no dia 24 de abril de 2013 que deixou 1.133 mortos e 2.500 feridos. O seu objetivo é trazer à tona os verdadeiros custos envolvidos na produção têxtil, como jornadas de trabalho exaustivas tanto para agricultores como nas oficinas têxteis, degradação ambiental, etc. e mostrar que é possível mudar esse cenário alcançando condições dignas de trabalho e respeito ao meio ambiente. Trazem a reflexão: “Quem fez minhas roupas?”, e com ela buscam mostrar ao consumidor qual é a sua responsabilidade nos impactos e como ele pode se tornar um agente de mudança através de escolhas mais conscientes. Do ponto de vista da preocupação social, participaram organizações como o Instituto Alinha, que auxilia oficinas de costura a regularizar suas condições de trabalho, assim como faz a ligação entre estas e empresas que buscam oficinas que atuam de forma justa. Também estava presente a Pano Social que atua na ressocialização de ex-detentos, empregando-os na produção de peças de roupas produzidas com materiais ecológicos e através de processos sustentáveis. A programação contou com oficinas, desfiles, palestras sobre diversos temas, entre eles: design circular, capitalismo consciente, igualdade de gênero, representatividade nos processos criativos, etc. Ainda houve o lançamento nacional do filme River Blue que trata sobre o descarte de resíduos químicos provenientes dos processos de produção da cadeia têxtil em rios, principalmente os referentes ao tingimento de jeans, impactando não somente a saúde de quem trabalha diretamente com esses resíduos, mas também dos moradores das regiões afetadas, assim como do meio ambiente local. O que foi apresentado no evento reforça as atitudes que o consumidor pode adotar para reduzir esse tipo de impacto, dentre elas: evitar comprar por impulso, dar preferência a marcas que tenham preocupação ambiental e social, respeitar as indicações de lavagem e cuidados para que as roupas durem mais, consertar roupas, preferir peças mais atemporais e que se adequem a diversas situações, destinar adequadamente as peças que não serão mais usadas, seja participando de eventos de troca, vendendo para brechós, doando para instituições de caridade. 

Para mais informações sobre o evento e sobre os participantes, é possível acessar o site ou acompanhar as redes sociais: 

Site do evento: https://www.befw.com.br/ Facebook: https://www.facebook.com/befw.brasil.eco.fashion.week/?ref=bookmarks Instagram: https://www.instagram.com/befw_brasil_eco_fashion_week/ Site da Fashion Revolution Brasil: http://fashionrevolution.org/country/brazil/ Facebook: https://www.facebook.com/fashionrevolution.brasil Twitter: https://twitter.com/Fash_Rev_Brasil Instagram: https://www.instagram.com/fash_rev_brasil/ Outros sites interessantes sobre o tema: http://www.modefica.com.br/ http://www.roupalivre.com.br/
<---conte da="" do="" postagem---="" sua="">





Fotos e artigo de Yully Henrique Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...