Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 13 de abril de 2021

Aos 12 anos de idade Pensar Eco fala sobre GAIA!




Pensar Eco retorna ao completar 12 anos de vida...



Depois de muitos momentos de decepção, frustração, raiva e um desânimo com o que vem acontecendo com o planeta, e com o Brasil na área socioambiental  preferi me ausentar. Confesso que tive vontade de chutar o balde, desencanando da militância e deste blog, mas não tive coragem, e hibernei por alguns meses... anos, mas hoje nesse caos que nos encontramos, onde a pandemia nos consome, nos amedronta,  mas que não parece nos ressignificar no que se refere a nossa atuação como seres sociais e inquilinos deste planeta, minha essência sentiu necessidade de voltar a este caminho com o objetivo de mostrar que ainda há uma luz no final do túnel, e ainda temos tempo de nos conscientizar, mudar e lutar por um mundo melhor, mais saudável, equilibrado e sustentável.



 Mês passado Pensar Eco fez 12 anos (26 de março), e relembrei tudo de bom que ele me deu: amigos, conhecimento, nome, alegrias, aprendizado, etc... enfim, foi um presente que ganhei do Universo, e eu percebi que o vazio que estava sentindo era a falta dele, pois com ele sou mais forte.
 Lembrei que tenho uma missão, talvez a mesma que você leitor que luta por um mundo melhor: fazer parte do exército de Gaia.

Gaia precisa da ajuda de todos nós: amantes e defensores do que aqui existe de mais belo: a natureza.

Mas, falando de Gaia, que tal falar mais sobre ela?

Gaia é a deusa da Terra ou simplesmente Mãe-Terra nas mitologias gregas e romana. 
Segundo o poeta Hesíodo, Gaia é a personificação do mundo se formando. É a própria Terra divinizada. Por tudo isso, Gaia é a base de todas as outras coisas que vieram depois dela. Surgida do Caos, ela é a origem de tudo, a fonte de toda a matéria: do céu, das montanhas e dos mares.
Significado de Gaia
Gaia, também chamada de Geia ou Gé (em grego: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa. A palavra Gaia significa Terra e, por isso, a Deusa Gaia está sempre relacionada à abundância, prosperidade, origem de tudo e ao amor infinito.

História da Deusa Gaia
Segundo o poeta Hesíodo, Gaia a deusa grega, é a própria Terra divinizada, a personificação do mundo e a base de todas as outras coisas que vieram depois do seu surgimento. Vinda do Caos, ela é a origem de tudo e transcende o tempo, por isso é considerada a Grande Mãe de toda a criação. Curiosamente, a própria Gaia é considerada como o caos antes da existência, o que nos faz entender que ela mesma se criou.

Assim como ela, outros Deuses, seus irmãos, são chamados de Primordiais. São eles: 

Nyx, a deusa da Noite; 
Érebo, Deus das trevas ou do vácuo; 
Eros, Deus do amor e, em outras versões, filho de Afrodite e Tártaro, Deus do mundo inferior.
Após surgir do nada, Gaia gerou sem fertilização, de forma espontânea, três filhos: Urano, Óreas, e Céu e Ponto. Gaia fez de seu Urano seu marido e dessa relação nasceram os 12 titãs: Têmis, Febe, Tétis, Mnemosine, Teia e Reia, do lado feminino; e Crio, Hiperião, Jápeto, Ceos, Oceano e Cronos, do lado masculino.
Além de Titeia, mãe dos Titãs, Gaia também é conhecida por ser a deusa  protetora de nós, meros mortais. Sendo assim, Gaia é uma deusa ou titã?

Conheça a lenda de Gaia e Urano
A Lenda de Gaia e Urano está entre as mais fascinantes e horripilantes da mitologia grega. 

Gaia e seu marido, que também é seu filho, são pais de 12 filhos e mais 6 monstros: três Ciclopes, Arges, Estéropes e Brontes, gigantes imortais com um olho no meio da testa, e três Hecatônquiros, Aigaion, Coto e Giges, gigantes de cem mãos e cinquenta cabeças. Urano julgou os seres pela aparência e tratou de aprisioná-los no ventre de Gaia, ou seja, nas entranhas da Terra.

Outra versão do mito diz que Urano enviava seus filhos para Tártaro, conhecido como Mundo Inferior ou Quintos dos Infernos. De qualquer forma, podemos deduzir que essas criaturas não conviviam com os demais seres e foram reclusos no interior da Terra. Fato que gerou uma pequena crise familiar.

Mãe e filhos passaram a odiar o pai, diante de tanta crueldade. Mas, mesmo temendo por ajuda, somente o último de seus filhos lhe atendeu: Cronos, o Titã do tempo, cujo deus romano equivalente é Saturno.

Nutrindo tanto ódio do marido, Gaia entregou a Cronos uma foice e pediu que o filho tomasse uma atitude e se vingasse das atrocidades de Urano. Com essa foice, Cronos castrou seu próprio pai aplicando um golpe certeiro.

O sangue que jorrava do ferimento caiu sobre Gaia, fertilizando-a mais uma vez. Dessa forma nasceram os Gigantes, seres colossais e indomáveis, além das  Erínias, divindades que personificavam a vingança e as Melíades, as ninfas do freixo. Algumas gotas de sangue caíram no mar e, misturadas na espuma de uma onda, nasceu Afrodite, a deusa do amor e da beleza.

Diz a lenda que, após mutilar o pai, Cronos atirou a foice no mar e formou Ilha de Corfu, próxima à costa noroeste da Grécia e, de acordo com a Teogonia de Hesíodo, nesse momento que inicia-se o reinado de Cronos.

Símbolos da Deusa Gaia

Os principais símbolos de Gaia são o globo terrestre, a fartura, proveniente da Terra, além dos rios e florestas que nos dão os alimentos e insumos necessários. Além deles, a serpente também simboliza Gaia diante da renovação ao trocar de pele e proteger os grãos contra roedores. A serpente Píton, que habitava Delfos, é filha de Gaia.

Oração para Gaya Mãe Terra (Planeta Terra): Ouça agora!




O Chamado da Terra (Oração Xamanica):  https://www.youtube.com/watch?v=zYuncnYrZMs



Quer se conectar a Grande Mãe Gaia?
 Mantras, orações, meditações, mas principalmente conectar a sua essência com a natureza. 
Como?
caminhando descalço,
abraçando árvores;
ouvindo o vento, o mar, a cachoeira,
plantando;
observando a natureza e o céu,
e PRINCIPALMENTE: CUIDANDO e RESPEITANDO A NATUREZA como ALGO DIVINO.
#FicaADica
🌲🌳🌸🌸🌳🌳




 Pensar Eco é também mitologia. Gostou?



Gaia foi muito importante na Grécia antiga, pois além de ser a criadora, ela também era a deusa protetora não apenas dos deuses, mas de todos os mortais, e isso inclui nós: seres humanos.
 
 Érica Sena

 #SalveGaia
#RetornoDoPensarEco
#12AnosPensarEco
  



Fonte: Astrocentro
Crédito das imagens: Google
Criadora e responsável: Érica Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...