quinta-feira, 23 de julho de 2009

Projeto quer tornar Rio Tietê navegável

>Transformar o Tietê num rio navegável. Imagine se a carga não seguisse sobre rodas, mas deslizasse pelas águas do rio. Se os congestionamentos na marginal fossem reduzidos porque o transporte pesado seria feito com barcos.

Há quase 70 anos se discute a possibilidade de transformar o Tietê em uma alternativa. Hoje a Secretaria dos Transportes apresentou um projeto que reúne vários destes estudos.

“Em hidrovia, ela é energeticamente mais eficiente e ambientalmente mais amigável”, diz Frederico Bussinger, diretor do departamento Hidroviário da Secretaria Estadual de Transportes.

A idéia é usar embarcações modernas que precisem de pouca profundidade para levar, por exemplo, a produção de etanol e material de construção. Mais estreitas, elas passariam pelas pontes já existentes na capital.

Se for possível transformar as águas escuras do rio Tietê em uma hidrovia com potencial comercial e turístico, por que não fazer o mesmo com outros rios e canais?

Essa idéia está no projeto: criar um cinturão ao redor da cidade, um hidroanel.

Com 186 km de extensão, o hidroanel ligaria o rio Pinheiros a represa Billings e a barragem de Taiaçupeba depois da construção de um canal.

Estrategicamente posicionado, ao centro do rodoanel e da malha ferroviária, o hidroanel metropolitano permitiria a conexão com outras modalidades de transporte.

Por enquanto, esse é só um projeto, mas o paulistano já parece entusiasmado com a idéia.

O diretor do Departamento Hidroviário da Secretaria dos Transportes disse também que o projeto levaria 20 anos para ser concluído.

Um sonho, por enquanto, bem distante. Para o hidroanel ser viável, é necessário construir eclusas nas barragens, alargar e aprofundar o Pinheiros e o Tietê, que em muitos trechos chegam a ter apenas um metro de água.



>
FONTE: SP TV- 2 edição... globo video,23/07

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...