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domingo, 9 de agosto de 2009

Sustentável 2009: 6 de Agosto ( último dia)


Fórum: reputação e sustentabilidade


Coordenação: Ana Luisa Almeida (Reputation Institute)
Paletrantes:

  • Rogério Costa (professor do Programa de Pós Graduação em Comunicação e Semiótica – PUC/SP)
  • Eraldo Carneiro (Gerente de Planejamento de Comunicação Corporativa - Petrobras)


Este workshop foi voltado para marketing sobre como os conceitos da sustentabilidade podem agregar valor às empresas e às suas marcas.

A primeira pessoa a falar neste debate foi Ana Luiza de Castro Almeida, representante do Reputation Institute.
Segundo Ana, a reputação é uma percepção do consumidor com o produto/ marca, avaliando se há ou não um comprometimento com um todo. Dentre este todo se há comprometimento com a sustentabilidade.

A reputação mostra a competência de estabelecer relações com a sustentabilidde.

O que é reputação? Representação coletiva das ações e resultados da organização, através do qual descreve-se a habilidade da organização em gerar valores para os múltiplos,Stakeholders ao longo dos anos. ( Fombrum e Rindova,1998)

Stakeholders: refere-se a todos os envolvidos em um processo, por exemplo, clientes, colaboradores, investidores, fornecedores,
etc.
Fonte: http://dicionario.babylon.com/stakeholder

Dentre a lista de riscos que as empresas correm, a reputação passou da 22º (2008) para 10º lugar(2009).

Foi falado também que quando se fala em reputação, é preciso diferenciar:
Marca - é que aquilo que a empresa quer ser."
"Reputação- é o que os outros pensam sobre ela." Ela não é feita por meio da comunicação, mas pelo desempenho e comportamento da empresa.

Através da reputação se constrói a confiança empresarial. O índice de confiança nas empresas no Brasil é de 69%.
A melhor reputação feita com a população foi dada à Petrobrás.
Nesse tempo de crise percebeu-se que as empresas de melhor reputação se saíram melhores em menos tempo.
A boa reputação gera benefícios, como: maior venda, empregos atraentes, funcionários estimulados, além de uma melhor visão da mídia.

Gestão de reputação:

1-Que tipo de empresa querem ser? Visão - alta admnistração.
2 -Qual é a cultura da empresa? Cultura -colaboradores.
3- Como a empresa é percebida? Percepções - stakeholders externos

A reputação deve ser construída utilizando a percepção e a realidade da empresa.

(Continuação no próximo post)

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Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

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