Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 13 de setembro de 2009

Brasil ja começou a produzir placas que transformam energia solar em elétrica!

No mês de agosto começaram a ser produzidas no Brasil as primeiras placas que transformam energia solar em elétrica. As primeiras unidades estão sendo fabricados no laboratório do Núcleo Tecnológico de Energia Solar da Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul (NT-Solar).

Segundo informações dos coordenadores técnicos do projeto, Adriano Moehlecke e Izete Zanesco, da PUCRS, ao todo serão 200 placas, que serão instaladas até dezembro nas empresas financiadoras do projeto. Para produção em larga escala seria necessária a instalação de uma indústria. “Achamos que, neste caso, a produção anual poderia ser entre 10 a 50 MW por ano, dependendo dos recursos investidos”, avalia Moehlecke.

Foram investidos cerca de R$ 6 milhões no projeto que pretende ampliar e desenvolver um plano de negócios para células solares e módulos fotovoltaicos. A energia solar representa atualmente o mercado de energia limpa que mais cresce no mundo.

Além da PUC/RS participam do projeto a Eletrosul e Petrobras, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Companhia Estadual de Energia Elétrica do Rio Grande do Sul (CEEE).

Fonte: Ambiente Brasil, 13/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...