Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 22 de setembro de 2009

NO DIA MUNDIAL SEM CARROS, MATILHA CULTURAL PROMOVE VAGA VIVA NO CENTRO DE SÃO PAULO

No dia 22, está programada coleta de assinaturas e depoimentos e a pré-estréia do filme “No meio do rio, entre as árvores”, de Jorge Bodanzky

A Matilha Cultural, novo centro cultural independente localizado próximo ao Largo do Arouche, está apoiando o movimento global que repensa e questiona o modelo automobilístico e rodoviário. No dia 22 de Setembro, a Matilha Cultural vai se unir a diversos outros grupos e iniciativas para participar das ações do DIA MUNDIAL SEM CARRO.

http://diamundialsemcarro.ning.com/

Na terça feira dia 22/09, será ocupada a vaga de estacionamento diante da Matilha criando um espaço de convivência com sofás, cadeiras e mesas, transformando o asfalto em uma VAGA VIVA. A Matilha vai ocupar os espaços dominados pelos carros com idéias, informação e reflexão sobre questões ligadas ao aquecimento global e a mobilidade nas cidades.

A Vaga Viva da Matilha vai funcionar das 12h às 19h e também abrigará um mini estúdio de TV. “Estamos convidando conhecidos e desconhecidos a participarem da nossa Vaga Viva assinando a petição da campanha TictacTictac e gravando em vídeo sua opinião sobre as mudanças climáticas. Venham tomar um café e mandar seu recado”, convidou Rebeca Lerer, da Matilha Cultural. “Só não vale vir de carro”.

A primeira edição do VAGA VIVA, movimento global, aconteceu em 2005 e desde então, o evento continua a se espalhar de forma viral através da internet e do boca a boca. O Dia da Vaga Viva desabrochou-se para formar um experimento global que remixa, retoma e reprograma o espaço do automóvel para um intercâmbio social, a diversão e a expressão artística. Em 2008, foram mais de 500 festividades relacionadas à Vaga Viva em mais de cem cidades ao redor da América do Norte, América do Sul, Europa e Austrália. Estão programadas diversas Vagas Vivas para os próximos dias em São Paulo, como parte das ações do Dia Mundial Sem Carros e a Matilha faz sua primeira participação.

A ação da Vaga Viva também marca o apoio da Matilha Cultural ao movimento tictactac contra o aquecimento global. As mudanças climáticas estão colocando em perigo a vida na terra. Ainda é tempo de construir um mundo mais justo e sustentável. Mas o tempo está passando. Em dezembro, os líderes mundiais irão reunir-se em Copenhague para decidir sobre o nosso futuro. Mobilizando um número suficiente de pessoas em todo o mundo, iremos encorajar os nossos dirigentes a tomar as ações necessárias. Adicione o seu nome à nossa lista para apoiar a chamada para um acordo global para salvar o nosso planeta de uma mudança climática catastrófica.

http://www.tictactictac.org.br/

E ainda no dia 22, no cine da Matilha, será pré lançamento do filme, „No meio do rio, entre as árvores“,de Jorge Bodanzky. O documentário de 70 minutos é resultado de uma expedição ao Alto Solimões, onde o cineasta ministrou oficinas de vídeo, circo, fotografia às comunidades ribeirinhas, dentro de reservas ambientais amazônicas. O filme é feito pelos ribeirinhos, a partir da tecnologia recém adquirida, através de uma visão de dentro para fora que dispensa intérpretes. Do coração da Amazônia para o mundo, ficamos sabendo como é o cotidiano das pessoas que habitam rincões remotos do Brasil: o que pensam, quais sãoseus sonhos e como resolvem os problemas que enfrentam por viverem no meio do rio, entre as árvores.
http://www.tvnavegar.com.br/index.php

Sobre Bodanzky:

Estudou arquitetura e artes plásticas na Universidade de Brasília. Atuou como câmera e fotógrafo. Cursou o Instituto de Cinematografia em Ulm. A partir de 1970, produziu e dirigiu inúmeros documentários (Tristes Trópicos, A Igreja dos Oprimidos) e os filmes Iracema, Os Mucker e Terceiro Milênio, entre outros, tendo recebido prêmios nacionais e internacionais. Atualmente é coordenador do projeto Navegar Amazônia e Diretor da TV Navegar.


22 DE SETEMBRO / dia mundial sem carro + vaga viva + cine

Programação:

12h- 19h: Vaga Viva – coleta de assinaturas e depoimentos em vídeo, conversas sobre mobilidade e aquecimento global.
18h- CINEMATILHA: exibição do filme Home, de Yann Arthus – Bertrand
20h – CINEMATILHA: Pré-Lançamento “No meio do rio, entre as árvores”, de Jorge Bodanzky


TODAS AS ATIVIDADES FAZEM PARTE DO SETEMBRO VERDE, PROGRAMAÇÃO DA MATILHA CULTURAL QUE INCLUI A EXIBIÇÃO DO FILME HOME, AGORA COM A POSSIBILIDADE VER ESTE BELÍSSIMO FILME EM ALTA DEFINIÇÃO EM INGLÊS SEM LEGENDA.

horários HOME na matilha:

terças e quintas: 18h (legendas em português)
quartas e sextas: 20h (legenda em portugês)
sábados: 17h / 19h / 21h

HOME EM ALTA DEFINIÇÃO (áudio inglês sem legenda)

sabado 15h
quartas e sextas18h

www.matilhacultural.com.br

3 comentários:

  1. Olá Érica, seu blog é super legal, adorei. Atualizado e direto.
    Parabéns!!!
    Já te linkei no meu blog:
    http://preservblog.blogspot.com/

    Abçs
    Cintia

    ResponderExcluir
  2. Bom mesmo seria se o transporte público fosse bom,confortável e em nº suficiente para todos.
    Parabéns pelo blog.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Oh, Érica, obrigado.
    Mais uma vez estou feliz por nossa parceria. Muito obrigado mesmo.
    Admiro muito seu trabalho...
    Na verdade, não sei como consegue manter a qualidade postando tão frequentemente e sozinha.

    Parabéns, vocês quem merece esses selos.

    ps: já tinha recebido estes selos, então acrescentei você no post que tinha feito sobre eles.

    abs

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...