Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Ibama aprova o primeiro Plano de Manejo Florestal sob concessão no Brasil em Rondônia!



 O Ibama emitiu ofício de aprovação do primeiro Plano de Manejo Florestal Sustentável sob concessão florestal no Brasil. Trata-se do Plano de Manejo da concessionária Amata na Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia.
A Concessão florestal é o mecanismo criado pela Lei 11.284, de 02 de março de 2006 (Lei de Gestão de Florestas Públicas), que permite aos governos concederem o direito de explorar de forma sustentável as florestas públicas. O concessionário é escolhido por meio de um processo licitatório, devendo respeitar as regras estabelecidas no edital de concessão e nas legislações ambientais do país.
A Floresta Nacional do Jamari foi a primeira a ter áreas disponibilizadas para concessão pelo Serviço Florestal Brasileiro. Para analisar os Planos de Manejo desta primeira área sob concessão, o Ibama criou um grupo de trabalho composto por especialistas da Superintendência do Ibama de Porto Velho e da Diretoria de Uso Sustentável da Biodiversidade e Florestas - Dbflo, em Brasília.
Para o Diretor da Dbflo, José Humberto Chaves, a criação do grupo de trabalho foi fundamental para que o Ibama exigisse a apresentação de projetos rigorosamente dentro das exigências legais. “No início, indeferimos os Planos de Manejos apresentados por dois concessionários. Isto exigiu uma melhoria significativa dos projetos e a concessionária Amata foi a primeira a obter a aprovação do Ibama”.
A aprovação do Plano de Manejo abre caminho para que o concessionário apresente o Plano de Operação Anual - POA, que é o documento técnico necessário para obter a aprovação para a efetiva exploração da primeira Unidade de Produção Anual - UPA.
Segundo o Coordenador de Uso Sustentável dos Recursos Florestais e Coordenador do grupo de trabalho, Hildemberg Cruz, o Plano de Manejo Florestal da empresa Amata foi aprovado tecnicamente por atender os dispositivos legais em vigor que estabelecem parâmetros técnicos a serem adotados na elaboração, apresentação, avaliação técnica e execução de Plano de Manejo Florestal Sustentável com fins madeireiros.
Outros dois Planos de Manejo da Flona do Jamari estão sob análise no Ibama, sendo que os concessionários já obtiveram a aprovação técnica dos mesmos. Os projetos passarão agora por análise jurídica.
“A aprovação deste Plano de Manejo significa que o Brasil entrou, definitivamente, na era da exploração sustentável das florestas públicas federais. Esta é a vertente sustentável do combate ao desmatamento na Amazônia Brasileira”, afirma Chaves.

Fonte: Mercado Ético, 30/09

Minha preocupação é saber como esse manejo sustentável será fiscalizado!!! Espero não estar certa!!! Veremos!!!!
ÉRICA SENA


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...