Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

domingo, 11 de outubro de 2009

Inovação da Braskem...plástico verde.

Com o cenário econômico e social cada vez mais favorável para o uso de matérias-primas de fonte renovável e alternativas ao petróleo, os pesquisadores do Centro de Inovação e Tecnologia da Braskem retomaram, em 2005, estudos para produção de eteno a partir de etanol, com objetivo de produzir um polietileno 100% “verde”, proveniente de matérias-primas renováveis.
O biopolietileno é resultado de um processo de polimerização equivalente aos processos já conhecidos e dominados, tendo como grande diferencial a obtenção do eteno, produzido por desidratação do etanol da cana-de-açúcar. Através desta tecnologia, foi possível integrar a alta experiência e competitividade do Brasil no setor sucroalcooleiro com o know-how da Braskem no desenvolvimento e na produção de resinas termoplásticas.
O processo de obtenção de eteno a partir de etanol proveniente de fonte renovável ocorre através da desidratação do álcool na presença de catalisadores. Os contaminantes gerados no processo devem ser removidos através de sistemas apropriados de purificação sendo estes o grande salto tecnológico que a Braskem desenvolveu. Como sub-produto, é gerada água que pode ser reutilizada em diferentes etapas agrícolas ou do processo industrial. O eteno possui pureza adequada para qualquer processo de polimerização e permite a obtenção de qualquer tipo de polietileno.
 O biopolietileno possui características equivalentes às do polietileno convencional, podendo ser empregado em diversas aplicações. Esta é uma vantagem que o polietileno verde tem em relação aos demais biopolímeros que possuem aplicações mais restritas.
A Braskem anunciou parceria com a Johnson & Johnson para a venda deste plástico. O produto será utilizado pela marca Sundown na fabricação de embalagens.









































 


Fonte: Braskem e Ambiente Brasil



 







2 comentários:

  1. Olá, Érica.
    Eu realmente tenho minhas dúvias em relação a estes "produtos verdes" que começam a ser lançados, principalmente por indústrias petroquímicas...
    A Braskem, então, acabou de veicular um comercial frisando a importância do plástico para a vida moderna, de sua praticidade e tals... Com certeza uma resposta a onda da campanha plástico zero, de diminuir o consumo das sacolinhas plásticas e tals...

    Enfim, é esperar para ver no que vai dar...

    abs

    ResponderExcluir
  2. Esta é a parte que me preocupa:"...produzido por desidratação do etanol da cana-de-açúcar."...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...