Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Vale a pena ver: Loja Coisas do vizinho, Portugal!

Um dos aspectos fundamentais na procura de um planeta mais sustentável é, sem dúvida, a redução do consumo. A sociedade de consumo, este modo de vida capitalista do "compra-usa-deita-fora-que-já-há-nova-moda" vai destruindo a nossa casa comum, o nosso lindo planeta, através do excessivo consumo de recursos e da excessiva produção de lixo.

Sei que é difícil contrariar esta tendência, especialmente para quem cresceu habituado a este sistema e o acha a coisa mais natural do mundo - ou seja, grande parte da população com menos de 40-50 anos, sobretudo de meios mais urbanos.
Mas nem sempre foi assim. E em certos meios rurais também não é assim.
Há alternativa, por muito que as pessoas confortáveis na sua sociedade de consumo não queiram ver: comprar apenas o que precisa; usar enquanto tiver uso; deixar de ser escravo de modas; dar ou remeter novamente para o mercado o que não lhe tem utilidade mas está em bom estado.
Baseado no conceito sustentável da reutilização de bens de consumo, João Leitão e Vanessa Sayers criaram a loja "Coisas do Vizinho". Uma loja onde são comercializados objectos em segunda mão. Onde qualquer pessoa pode ser cliente, ou fornecedor.

A loja situa-se em Pombal. Mas a ideia de João Leitão é criar uma rede de lojas pelo país, e , para o efeito, procura gente empreendedora e preocupada com o ambiente. Saiba mais na rede ning Coisas do Vizinho.





Fonte:  o BLOG SUSTENTABILIDADE É ACÇÃO, da Manuela http://sustentabilidadenaoepalavraeaccao.blogspot.com/2009/10/coisas-do-vizinho.html

 Eu adorei a idéia!!!!

 Parabéns Manuela, minha amiga, pelo post e parabéns João Leitão pelo lindo projeto!!!
 ÉRICA SENA

2 comentários:

  1. Olá Érica,

    Obrigado também pela forma como está a partilhar o nosso projecto.

    Quem sabe se não abrimos Lojas no Brasil :)

    Bem-haja!

    ResponderExcluir
  2. Olá Érica

    Muito obrigada pela divulgação desta ideia do João Leitão, e pelas flores, claro. Vou avisá-lo desta sua linda "postagem" através do Facebook ou da rede ning Permacultura Portugal. Foi quando pesquisava sobre permacultura que o encontrei nessa rede que ele criou e que também está a crescer em Portugal. Ele sim, merece os parabéns. E você também, pelo excelente blogue.

    Beijos

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...