Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Ser Ecofashion!!!


Se você se preocupa com a preservação do ambiente, a roupa que você está vestindo nesse momento pode dar pano para manga na discussão sobre sustentabilidade. Será que o seu guarda-roupa está respeitando o bem-estar do planeta? (Clique na imagem acima para amapliar).
O uso de matérias-primas menos agressivas e de processos menos poluentes está sendo incorporado pela indústria têxtil, que já se deu conta de que não pode ficar para trás na onda do respeito à natureza. Uma iniciativa que vem dando certo é a utilização do selo e-fabrics em peças que respeitam critérios socioambientais como a escolha da matéria-prima. Idealizado pelo Instituto e, o selo já está presente em marcas como Osklen, que dispõe de mais de 50 lojas no Brasil e outras 10 no Exterior, e Grendene, empresa gaúcha que exporta calçados para mais de 90 países.
– O selo e-fabrics conta a história do produto. O design também é importante e precisa criar desejo – afirma a diretora do Instituto e, Nina Braga.
Os cursos superiores de moda estão preocupados em formar designers preparados para as oportunidades criadas a partir da preocupação ambiental. Isso pode aumentar a oferta de produtos verdes.
– Os estilistas têm de pensar em todo o ciclo de vida do produto e em coleções com referenciais de moda menos descartáveis – afirma a professora de Ecodesign da Feevale, Ana Maria Argenton Woltz.
A onda de consumo consciente pode se mostrar uma oportunidade para o Brasil. A abundância de materiais sustentáveis, como a juta e o algodão orgânico, pode ajudar o país a se posicionar como referência em roupas ecológicas.
– A agenda comum no mundo é sustentabilidade. O Brasil é um celeiro de matéria-prima e reúne uma mão de obra gigante – garante Nina.
Assim como em outros setores, preocupar-se com a preservação é mais do que uma tendência: é uma necessidade. E o futuro se mostra sombrio para quem não assumir esse papel.
– Quem não incorporar políticas ambientais responsáveis vai ser punido pelo consumidor – prevê Rodrigo dos Reis, gerente de conteúdo da WGSN, empresa que pesquisa tendências de moda.

E vamos às compras
- Observe se a etiqueta traz alguma informação sobre as matérias-primas ou os processos de fabricação. Empresas que se preocupam com a sustentabilidade querem que você saiba disso.
- Uma peça fabricada perto de onde você mora causa menos impacto, pois gasta menos recursos com o transporte.
- Tecidos que não precisam ser passados ou lavados com frequência economizam água e energia.
- Procure peças duráveis, que não saiam de moda tão rápido. O look do momento não precisa ser a regra no guarda-roupa e pode ser combinado com roupas mais atemporais e de qualidade.

3 comentários:

  1. Eu trabalhava em uma fábrica no Japao que a materia prima do uniforme era metade de algodão e metade com garrafas pet,achava aquilo o maximo,a textura é igualzinha a outros tecidos
    Se nao falassem nem iamos perceber,rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. ótimas dicas,,,,,,a moda é preservar!!!!!
    amiga,qd for possível,visite o
    www.ciclicca.blogspot.com e dê o seu apoio......

    ResponderExcluir
  3. Olá Érica

    Óptimas dicas por aqui, convém escolher sempre roupa com menor "pegada ecológica".
    Mas convém também não esquecer que a moda não deve ser escravatura, e que só devemos comprar quando precisamos e o que precisamos.
    Beijos

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...