Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Aprovada a nova ISO 26000 - Responsabilidade Social

A norma internacional ISO 26000 de responsabilidade social foi aprovada em votação realizada no dia 14 de fevereiro pelos membros da ISO e seus stakeholders. A versão final do texto será apresentada em maio, na próxima reunião do Grupo de Trabalho da ISO de Responsabilidade Social (ISO/WGSW), em Copenhagen, na Dinamarca. Com a aprovação, o Rascunho de Norma Internacional (DIS) passa para o estado de Rascunho Final de Norma Internacional (FDIS) – última etapa antes de a nova norma ser publicada pela ISO.
A votação foi feita por Organismos Nacionais de Normalização (ONN), formados por membros da ISO. Mais de dois terços dos membros que participam no desenvolvimento da ISO 26000, conhecido como "membros-P", votaram a favor da transferência do documento para o estágio FDIS, e menos de um quarto do número total de organismos membros da ISO (incluindo os membros que não participam do ISO/WGSR) foram contra. Estes são os dois critérios numéricos estabelecidos pelas diretivas da ISO/IEC para a aceitação de um consenso sobre o DIS.
Com a decisão positiva, o documento será publicado no terceiro ou quarto trimestre de 2010. A data limite para a publicação oficial da ISO 26000 como norma internacional é até o final de 2010. De acordo com membros da ISO, o calendário é muito apertado e poderá ser necessário rever esta data na reunião de Copenhague.
Para o presidente da ISO 26000, o brasileiro Jorge Cajazeira, o mais importante é que a norma foi aprovada e que a partir de agora são só os tramites normais de encaminhamento para a finalização do documento. A norma começou a ser desenvolvida em 2005, passando por sete reuniões e a participação de todas as partes interessadas.
A ISO 26000 irá prover diretrizes sobre responsabilidade social globalmente com base em um consenso internacional entre especialistas representantes dos principais grupos de intervenientes. Com isso, a norma pretende incentivar a implementação das melhores práticas de responsabilidade social em todo o mundo a partir de exemplos desenvolvidos pelas iniciativas existentes nos setores público e privado.

Fonte: EcoD

Um comentário:

  1. Olá!

    Estive a ler (cruzado) a ISO 26000, e pelo que li... há tantos pontos que dificilmente poderão ser quantificados de forma a se poder, através desta ISO, afirmar com relativa certeza que a dita empresa pratica a responsabilidade social...
    cheira-me que não será muito fidedigna... mas enfim há que ganhar uns trocos...

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...