Inscreva-se no Feed do Pensar Eco e receba os posts por email!

www.pensareco.com

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Cientistas descobrem do que é feita a poeira doméstica! Nada agradável!

Cientistas americanos descobriram do que é feita aquela poeira – para uns de desleixo, para outros de falta de tempo para limpar a casa – que sempre intrigou gerações de mulheres e de homens às voltas com a limpeza de móveis e do chão.

A maior parte da sujeira doméstica vem de fora de casa. O estudo foi revelado na revista Ciência e Tecnologia Ambientais da ACS.

No estudo, David Layton e Paloma Beamer dizem que a poeira doméstica é feita de uma mistura que inclui pele morta que cai das pessoas, fibras de carpetes e de móveis estofados, de terra trazida por sapatos e de partículas trazidas pelo vento de fora da residência.

A poeira doméstica também pode conter chumbo, arsênio e outras substâncias prejudiciais que migram de fora para dentro de casa por meio do ar e do solo.

O que pode representar um maior perigo ainda para as crianças, que as consomem ao colocar brinquedos sujos e outros objetos na boca.

Para mostrar do que é feita a poeira, os cientistas usaram um modelo de computador capaz de rastrear a distribuição de solo contaminado e de partículas trazidas pelo vento trazidas da rua para as residências.

Eles descobriram que mais de 60% da poeira doméstica vem de fora de casa. Os pesquisadores estimaram que quase 60% do arsênio presente na poeira do chão pode vir do arsênio presente no ar – o resto vem da terra que é trazida pelos sapatos.

Os cientistas dizem que o modelo pode ser usado para avaliar métodos para reduzir substâncias contaminantes na poeira e a exposição das pessoas a elas. (Fonte: Portal R7)

Fonte: Ambiente Brasil, 22/2

Um comentário:

  1. Olá Érica

    E deve ter também muitos insectos - ácaros, que "vivem" na nossa pele, nas nossas camas, nos nossos tapetes... e aos quais há muitas pessoas alérgicas a nível respiratório!

    Por falar nisso, deve-se deixar as camas arejar antes de as arrumar, para que os ácaros não sejam tantos!

    Beijos

    ResponderExcluir

Pensar Eco agradece sua visita!
Comente, sugira, critique, enfim, participe!!! Isso é muito importante!
Abs,
Érica Sena
Pensar Eco

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...